Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

OPERAÇÃO DOMINUS : Polícia Federal investiga vereadores em Pelotas

07 junho
08:48 2018

A fria manhã desta quarta-feira “gelou” alguns ambientes em Pelotas, mais precisamente na Câmara de Vereadores e residências de políticos e alguns assessores.

A partir da deflagração da Operação Dominus, pela Polícia Federal (PF), cerca de 40 polícias federais saíram à rua no cumprimento de dez mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral

Ademar Ornel (DEM)

Ademar Ornel (DEM)

Waldomiro Lima (PRB)

Waldomiro Lima (PRB)

Os principais alvos da operação policial são os vereadores Ademar Ornel (DEM) e Waldomiro Lima (PRB). Os dois políticos constam em inquérito policial instaurado em dezembro de 2016 para investigar irregularidades na destinação de unidade habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, em Pelotas, bem como problemas na administração de um condomínio residencial.

De acordo com a Polícia Federal, os atos que teriam contado com o envolvimento de agentes públicos “foram realizados com a finalidade de obtenção de votos nos pleitos dos anos 2012 e 2016 de eleitores beneficiados pelo programa habitacional federal”.

Durante a manhã, os policiais estiveram nos gabinetes dos vereadores, na Câmara e em casas de assessores, de onde levaram computadores e equipamentos eletro-eletrônicos para averiguação. Na casa de Waldomiro Lima foi encontrado um revolver calibre 38. O vereador chegou a ser preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo, mas foi liberado após o pagamento de fiança.

Ademar Ornel e Waldomiro Lima poderão ser indiciados com base no Artigo 299 do Código Eleitoral, que consiste em “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”. A pena prevista é de até quatro anos de reclusão, além de multa.

CONTRAPONTO – Ao DIÁRIO DA MANHÃ, Ornel disse estar tranquilo, apesar do desgaste causado pela situação.

“Num primeiro momento eu só tenho a lamentar, mas nada tenho a temer porque minha consciência está tranquila. As acusações são levianas e vamos provar que não estamos envolvidos em nenhuma irregularidade, até porque nunca tive nenhuma gerência sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, que é um programa do governo federal”, apontou o vereador.

Operação Dominus foi  realizada na manhã de ontem

Operação Dominus foi realizada na manhã de ontem

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções