Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

OPERAÇÃO LAGUNAR : Balanço do combate à criminalidade em RG

OPERAÇÃO LAGUNAR : Balanço do combate à  criminalidade em RG
30 março
08:59 2022

Apesar do empenho das forças de segurança, segunda foi registrado o 31º homicídio

Em 2022, Rio Grande já registra 31 homicídios e um latrocínio. Na segunda à noite, mais uma vítima da onda de criminalidade no município vizinho.

Na vila São Miguel, à rua João de Magalhães, Rafael Oliveira da Silva de dezenove anos, foi atingido por vários disparos, e morreu no local. A vítima possuía antecedentes por tráfico, roubo e receptação.

COMBATE à criminalidade tem sido a ofensiva das forças de segurança. Para o trabalho, foram deslocados efetivos, e desencadeada a Operação Lagunar.

OPERAÇÃO – Durante o início do ano 2022, a Brigada Militar lançou a Operação Lagunar, que tem como objetivo coibir os crimes violentos letais intencionais (CVLI), como homicídios e latrocínios na cidade de Rio Grande.

As ações realizadas são focadas na prevenção da violência e na contínua redução dos indicadores de criminalidade. Cabe salientar que a Brigada Militar vem desenvolvendo, com os demais órgãos de segurança, e os entes da Justiça Criminal, diversas ações preventivas.

BALANÇO – Ao longo do primeiro trimestre da Operação, foram apreendidas 104 armas, aproximadamente 45 quilos de drogas, 1.001 comprimidos de ecstasy, e 627 pessoas foram presas.

Entre os presos, dez foram em flagrante, pelo envolvimento em três crimes de homicídio. Já 140 prisões, foram por tráfico de drogas.

O cronograma da Operação Lagunar tem desenvolvido diversas ações para a redução dos índices de CVLI.

BARRA – Segunda-feira, a operação prendeu sete homens e apreendeu quatro revólveres, uma pistola e uma espingarda. O flagrante ocorreu no bairro Barra, após denúncia sobre homens armados. O grupo chegou a esconder-se numa mata, mas foi localizado. Além das armas, houve apreensão e maconha, cocaína, quase R$4 mil, e munições para calibres 9mm, doze, 38 e 22.

Armas estavam com suspeitos de tentativas de homicídio

Durante a operação, informa a Brigada Militar, houve uma redução histórica em indicadores de criminalidade, tais como os casos de roubo a pedestre, e roubo de veículos.

Apoiam a operação o efetivo local do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO/Sul), 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM), 5º Batalhão de Polícia de Choque (5º BPChq), Comando Ambiental, Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Aviação (BAV) e Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM).

A Operação Lagunar, ressalta a BM, é mais uma operação para a segurança da sociedade gaúcha.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções