Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

OPERAÇÃO NO RS : Quase 80 presos no combate à exploração sexual infanto-juvenil

OPERAÇÃO NO RS :  Quase 80 presos no combate à  exploração sexual infanto-juvenil
20 maio
08:43 2022

Desde o dia 2 de maio, uma força-tarefa integrada para prevenir e reprimir a exploração sexual de crianças e jovens no Estado, resultou na prisão de 77 suspeitos e resgate de três vítimas.

Ao todo, durante os 15 dias de ofensiva até a quarta-feira, dia nacional de combate a este tipo de crime, 940 operadores de segurança fiscalizaram 676 locais, abordaram 7.864 pessoas, e apuraram 315 denúncias em mais de 200 municípios.

Com participação de instituições da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da União, além de apoio do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário, foram realizadas fiscalizações e abordagens.

Na última terça-feira, houve uma ação preventiva de orientação e entrega de folders em shopping da capital. As atividades também se integraram à Operação Parador 27, coordenada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) para fomentar em todos os Estados a realização de ações em alusão ao mês de maio, dedicado ao alerta da sociedade sobre o combate à exploração sexual infantojuvenil.

No Estado, além da Polícia Civil, servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP), policiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar se uniram à força-tarefa.

No dia 10 de maio, em diligências ligadas à segunda etapa da operação, a Polícia Civil, através da 1ª Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), sob coordenação da delegada Eliana Parahyba Lopes, prendeu uma mulher de 35 anos pela prática de exploração sexual infantojuvenil e fornecimento de drogas à adolescente.

A suspeita aliciou sua filha, de 14 anos, que fazia programas e usava drogas, obrigada pela mãe. As atividades criminosas teriam ocorrido em fevereiro e março deste ano. A suspeita também se encontrava foragida do sistema prisional e já respondeu inquérito por fato semelhante.

No dia seguinte, 11 deste mês, outra ação cumpriu sete mandados de busca e apreensão na capital e um em Gravataí de combate ao armazenamento, produção e compartilhamento de pornografia infantojuvenil na Internet.

Essa etapa da operação contou com a participação de 36 agentes e delegados da PC, 12 peritos do IGP, e 19 brigadianos em 26 viaturas.

Três suspeitos foram presos em flagrante. Ainda houve a apreensão de equipamentos utilizados na prática delituosa, como computadores, notebooks, tablets, smartphones e dispositivos de armazenamento digital.

Conforme dados do Observatório Estadual da Segurança Pública, o número de ocorrências de abusos contra vítimas de 0 a 17 anos no RS, considerando os registros de “exploração sexual infanto-juvenil”, “estupro” e “estupro de vulnerável”, subiu 2% em 2021, na comparação com o ano anterior, de 3.249 casos para 3.305.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções