OPERAÇÃO TAMOIO : Flagrante para transporte irregular de testes de Covid
Coleta de material biológico era levada de forma indevida na BR 116
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), flagraram segunda-feira, uma caminhonete Toyota Hilux, transportando de forma irregular, exames do Covid 19.
Conforme divulga a PRF, o suspeito foi flagrado, transportando material biológico contaminante numa caminhonete, em desacordo com a legislação ambiental. A abordagem ocorreu segunda-feira na BR-116, durante a Operação Tamoio II.
Na ação de combate à criminalidade, os agentes abordaram o veículo e localizaram no compartimento de carga, o material referente a coletas de material biológico (exames de Covid-19) sem obedecer os trâmites exigidos por lei. A vigilância sanitária de Pelotas foi acionada para acompanhar a fiscalização e destinar o material para o descarte adequado.
O condutor e responsável pelo transporte foi autuado em flagrante por transportar substância infectante. Segundo a PRF, esse tipo de irregularidade expõe a risco a saúde e segurança da coletividade, uma vez que gera potencial contaminação por doenças.
O Ministério da Saúde e a legislação vigente determinam que esse tipo de transporte deve ser realizado por empresas especializadas que atendam às normas sanitárias e ambientais. O condutor foi levado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPÇPA), onde pagou fiança e foi liberado.
OPERAÇÃO TAMOIO – Iniciada no domingo, a segunda edição da Operação Tamoio, faz parte de ações coordenadas pela PRF, com uso de equipamentos, tecnologias avançadas, agentes de inteligência e policiais especializados, em diversas áreas de atuação, contra a criminalidade.
DROGAS – A Operação Tamoio II compõe o conjunto de ações desencadeadas na Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, instituída por meio do Decreto n° 28 de maio de 1999. Em 2020, a intensificação das ações de enfrentamento ao tráfico de drogas para a construção de um país mais seguro entra em pauta. A Operação Tamoio II será executada até o dia 26 de junho, quando se celebra o “Dia Internacional de Combate às Drogas”. A primeira fase da Operação Tamoio, realizada no final de maio, foi considerada a maior operação de combate ao crime já feita pela PRF.