Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Operação Viagem Segura do feriado de Finados começa nesta Sexta-feira

Operação Viagem Segura do feriado de Finados começa nesta Sexta-feira
31 outubro
08:31 2013
Viagem Segura 01

Operação Viagem Segura começa nesta Sexta em todo o estado – Foto:Eduardo Seidl/Palácio Piratini

Começa nesta sexta-feira (1°) a 23ª edição da Operação Viagem Segura. A fiscalização estará mobilizada até à meia-noite do domingo (3) para garantir a tranquilidade de quem viaja no feriado de Finados.

O trabalho integrado de fiscalização nos feriados, que envolve Brigada Militar, Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Detran/RS, Cetran/RS, Famurs e órgãos de trânsito municipais, completará dois anos no próximo dia 15 de novembro. A Operação Viagem Segura do feriado de Finados também estará em campanha de rádio, TV e mídia externa.

Finados ocupa a quinta posição no ranking de mortes no trânsito nos feriadões, com uma média de 6,5 mortes por dia de feriado, número maior que a média geral dos feriados, que é de 6,3 mortes/dia. Em 2012, foram 14 mortes no local do acidente nos quatro dias da operação. Considerando-se os 30 dias pós-acidente, o Detran/RS contabiliza 23 vítimas fatais no feriado de 2012. A análise dos acidentes do ano passado indica que a maioria dos acidentes ocorreu nos dias intermediários e não no deslocamento de ida ou de volta, portanto, as autoridades pedem atenção redobrada nesses dias.

Nas 22 edições da Operação Viagem Segura já realizadas, 1,9 milhão de veículos foram fiscalizados, 262 mil infrações registradas, 7,4 mil CNHs e 26 mil veículos recolhidos. A fiscalização realizou, nesse período, 33,8 mil testes de bafômetro, registrando mais de 6 mil infrações por embriaguez (4.105 infrações administrativas e 1.928 enquadramentos em crime de trânsito).

Menos mortes no trânsito
As operações Viagem Segura, Balada Segura e outras iniciativas realizadas pelo Estado têm contribuído para reduzir gradualmente a acidentalidade no RS. Comparando os primeiros nove meses dos últimos quatro anos, em 2013 morreram no trânsito 73 pessoas a menos do que em 2012, 14 pessoas a menos do que em 2011 e 182 pessoas a menos do que em 2010. O RS registra uma redução de 4,7% no número de mortes no trânsito no período de janeiro a setembro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções