Operações Integradas abordam 108 veículos no último final de semana
Ações envolveram agentes de Trânsito, guardas municipais e PMs
As forças de segurança pública da cidade atuaram através das Operações Integradas na noite de sexta-feira e tarde de domingo. Durante os dois dias de atividades, 118 pessoas passaram pelas abordagens e 108 veículos foram vistoriados.
Na primeira ação, na sexta-feira – após o feriado da Proclamação da República -, as equipes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Guarda Municipal e Brigada Militar promoveram abordagens nos bairros Porto e Três Vendas. Durante a operação, 96 pessoas e 97 automóveis foram abordados, destes 12 receberam autuação e seis foram guinchados.
A chuva torrencial que atingiu a cidade no sábado impediu que as Operações Integradas ocorressem normalmente, e, em função disso, as forças de segurança retomaram o trabalho na tarde de domingo, na região das avenidas República do Líbano e Fernando Osório (nas imediações do Loteamento Germani). Participaram agentes de Trânsito, guardas municipais e policiais militares que abordaram 22 pessoas e 11 carros e motos, com seis deles saindo guinchados dos locais.
As atividades integram as estratégias do eixo de Fiscalização Administrativa do Pacto Pelotas pela Paz e visam inibir a violência e gerar segurança para a população.
VIAGEM SEGURA – A 96ª edição da Operação Viagem Segura, executada no feriado de Proclamação da República, encerrou-se à meia-noite de domingo, com 25.913 veículos fiscalizados pela Brigada Militar, Comando Rodoviário (CRBM) e Polícia Rodoviária Federal. Desde quarta-feira, os órgãos registraram 13.562 autuações e recolheram 491 veículos e 171 carteiras de habilitação irregulares.
As autoridades aplicaram 3.063 testes de etilômetro e autuaram 58 condutores por embriaguez, sendo que 15, além de responderem por infração administrativa, foram enquadrados em crime de trânsito e encaminhados a delegacias (25,8%). Outros 103 foram autuados por recusa ao teste.
Apesar do esforço conjunto para reduzir a acidentalidade, ocorreram nas ruas e estradas gaúchas 275 acidentes nos cinco dias da força-tarefa, resultando em 182 feridos e 14 mortos no local (média de 2,8 por dia). No ano passado, como a data caiu em uma quarta-feira, a operação durou apenas um dia, quando foi registrada apenas uma vítima fatal – a menor marca registrada na série histórica.