Ospa abre Temporada 2015 com Concerto em Pelotas
Pela primeira vez em sua história, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza a abertura da sua temporada no interior do Estado.
No dia 8 de março, domingo, às 20h30, a cidade de Pelotas recebe o primeiro concerto de 2015 da Ospa. Regidos pelo maestro Evandro Matté, novo diretor artístico da orquestra, os músicos sobem ao palco do histórico Theatro Guarany para interpretar obras de Jean Sibelius (1865-1957), Camille Saint-Saens (1835-1921), Maurice Ravel (1875-1937) e Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908). O premiado violinista chinês Yang Liu é o solista da noite. O evento tem entrada franca, e será reapresentado no dia 10 de março, terça-feira, às 20h30 no Theatro São Pedro de Porto Alegre.
“O programa está composto com obras de um mesmo período (1880-1899), mas com estruturas melódicas e orquestrações bem distintas e desafiadoras”, explica Matté, que também adianta o que o público poderá apreciar na apresentação. “O concerto inicia com uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Sibelius, com seu poema sinfônico “Finlândia”. Na sequência, será interpretado o “Concerto para Violino nº 3”, de Saint-Saens, uma obra significativa do período que exige grandes desafios interpretativos”, comenta. Na segunda parte do evento, ganham destaque “Capricho Espanhol”, de Rimsky-Korsakov, e “Pavana para uma Princesa Defunta”, de Ravel. Segundo o maestro, “são duas peças que se distinguem amplamente na expressividade, sendo uma moderada e outra extremamente brilhante nos timbres e desenhos melódicos, mas que se igualam na riqueza das orquestrações”.
Yang Liu, que recebeu prêmios no 5º Concurso Nacional de Violino da China e no 12.ª Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou, interpretará o concerto de Saint-Saens – a segunda obra do programa. A peça foi estreada em 1881, sendo o solista o grande violinista espanhol Pablo de Sarasate, ao qual o trabalho foi dedicado. Atualmente, Liu reside em Chicago e realiza turnês pelos principais palcos do mundo, tocando com prestigiadas orquestras. Esteve recentemente em Pelotas, participando do Festival Internacional SESC de Música.
A escolha do local do concerto marca a meta da nova gestão da Ospa de ampliar e tornar mais constante a sua presença no interior do Estado – um pedido feito pelo secretário estadual da Cultura, Victor Hugo. Os ingressos para a reapresentação do concerto em Porto Alegre custarão entre R$ 10 e 40, e estarão à venda Theatro São Pedro a partir do dia 2 de março, segunda-feira.
Mais informações pelo site www.ospa.org.br.
EVANDRO MATTÉ (REGENTE)
É diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre desde janeiro de 2015; diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece na cidade de Pelotas desde 2011; e diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Trompetista da OSPA desde 1990, é também coordenador cultural da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem se apresentado com importantes solistas do cenário da música de concerto, como Christoph Hartmann (ALE), Yang Liu (CHI), Pierre Dutot (FRA), Emmanuele Baldini (ITA), Fred Mills (EUA) e David Guerrier (FRA). Também realizou parceria com nomes fundamentais da música popular brasileira, como Maria Rita, Fafá de Belém e Kleiton & Kledir.
YANG LIU (VIOLINISTA)
Violinista chinês atualmente residente em Chicago, Yang Liu tem se consagrado como um dos mais destacados instrumentistas de sua geração. Foi premiado no 5º Concurso Nacional de Violino da China e no 12.ª Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou. Iniciou seus estudos musicais com o violinista Yao-Ji Lin, no Conservatório de Música de Pequim, e mais tarde mudou-se para os Estados Unidos para aperfeiçoar-se com os professores Dorothy DeLay e Kurt Sassmannshaus, do Conservatório de Música de Cincinnati. Já se apresentou no Great Wall International Music Academy, no Aspen Music Festival, no Ravinia Festival e no Festival Internacional SESC de Música. Ministra masterclasses nas principais universidades e conservatórios de música do mundo.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2015 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau e Souza Cruz. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.
Concerto de Abertura da Temporada 2015 – Pelotas
Quando: 8 de março, domingo, às 20h30
Onde: Theatro Guarany (Rua Lobo da Costa, 849 – Pelotas/RS)
ENTRADA FRANCA
PROGRAMA
Jean Sibelius – Finlândia, op.26
Camille Saint-Saens – Concerto para violino nº 3 em Si menor, op.61
Maurice Ravel – Pavana para uma Princesa Defunta
Nikolai Rimsky-Korsakov – Capricho Espanhol, op. 34
Regente: Evandro Matté
Solista: Yang Liu (violino)