OUTUBRO ROSA : Lançada a Caderneta da Mulher Pelotense
Dentro da programação do Outubro Rosa – mês voltado à prevenção da saúde da mulher –, a prefeita Paula Mascarenhas fez o lançamento da Caderneta da Mulher Pelotense.
Trata-se de um livreto que deve ser utilizado pela usuária para seus apontamentos quanto à periodicidade de exames, resultados, consultas e medicação. É um material impresso aliado à disciplina da mulher com a própria saúde, e contém dicas importantes.
O lançamento da Caderneta ocorreu ontem, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Salgado Filho, zona norte da cidade, em meio a um dia rotineiro de atendimento naquele posto de livre demanda.
“Outubro é o mês dedicado às mulheres. A prevenção é o caminho certo para evitar ou atacar doenças em fase inicial. É importante a mulher ter conhecimento, conversar, informar-se. A Caderneta é uma inovação e deve funcionar como uma carteirinha com registros para que a usuária não se esqueça de seus deveres como mulher, principalmente os exames de pré-câncer de colo uterino e a mamografia”, disse a prefeita Paula.
A secretária da Saúde, Ana Costa, confirmou que, a partir de segunda-feira (22), todas as UBSs terão cadernetas para distribuição e, junto com a prefeita e com a diretora de Ações em Saúde, Eliedes Freitas Ribeiro, fez a entrega a todas as mulheres que aguardavam atendimento na UBS Salgado Filho.
“A Caderneta da Mulher Pelotense é um material importante e mostra para as pessoas que o Governo está se preocupando com a gente”, afirmou Juliana Vaz Gonçalves, de 24 anos.
Para Noêmia Ferreira Alves, que também recebeu sua Caderneta das mãos da prefeita Paula, o material é “um meio de controle que não vai deixar o compromisso dos exames cair no esquecimento”.
“A Caderneta é um carinho com as mulheres no Outubro Rosa. É uma ferramenta para a mulher se cuidar mais e deve ser usada assim que a jovem sair da adolescência. Avisem familiares, amigas, conhecidas, para que retirem a Caderneta na UBS mais próxima. A detecção precoce de câncer de colo uterino e de mama possibilita a cura. Estar em dia com os exames preventivos é responsabilidade da mulher”, salientou Paula.
Entre as dicas que constam na Caderneta da Mulher Pelotense, estão os meios de prevenção do câncer de colo de útero, quem deve fazer o exame, o que fazer depois, como reduzir o risco de câncer de mama, diagnóstico precoce, infecções sexualmente transmissíveis, como se proteger, informações sobre testes rápidos, prevenção com vacinas, planejamento familiar e outras.
O lançamento da Caderneta foi acompanhado pela equipe da Secretaria de Saúde (SMS), pelo gerente distrital das Três Vendas II, Luís Agendes.