Diário da Manhã

terça, 14 de janeiro de 2025

Notícias

PACTO : Dados mostram redução nos índices de criminalidade

PACTO : Dados mostram redução nos  índices de criminalidade
13 outubro
08:34 2017

Números indicam a queda nos crimes contra pedestres, patrimoniais e no trânsito

Integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) divulgaram os números dos dois primeiros meses de intervenções no eixo da repressão do Pacto Pelotas Pela Paz. O levantamento do Observatório Municipal de Segurança Pública revelou a redução de 22,9% no total de crimes praticados na cidade em comparação com o mesmo período de 2016. O roubo a pedestre está entre as diminuições ao alcançar em setembro a queda de 30,7% em relação ao mês anterior e representa a maior redução registrada nos últimos 10 anos.

Até o lançamento do Pacto Pelotas Pela Paz, os indicadores aumentavam mensalmente. O rompimento desta trajetória é um reflexo da mobilização de várias corporações de segurança, secretarias e entidades que se uniram para frear o avanço da criminalidade e coibir a perturbação do sossego, o consumo de álcool em via pública e do porte de arma ilegal.

REDUÇÃO foi de 22,9% aponta a estatística Foto de Gustavo Vara/Ascom

REDUÇÃO foi de 22,9% aponta a estatística
Foto de Gustavo Vara/Ascom

A prefeita Paula Mascarenhas atribuiu os resultados iniciais ao engajamento de todas as forças policiais e institucionais envolvidas nas intervenções, no planejamento estratégico e de inteligência estabelecido pelos componentes do GGI-M no eixo Policiamento e Justiça e também no de Fiscalização Administrativa. O fortalecimento da base técnica de dados e mapas sobre o território de Pelotas para nortear as ações integradas também figura entre os elementos determinantes da mudança. “Certamente isso é fruto de um trabalho de planejamento e de inteligência que conta ainda com a integração dos participantes das operações Cidade Tranquila, grupos que percorrem toda a cidade, abordam pessoas, recolhem armamento ilegal e isso provoca um efeito positivo para que as pessoas se sintam mais seguras e os índices caiam”, afirmou a prefeita.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções