Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

Pacto pela Paz e Polícia Civil previnem violência nas escolas

17 julho
08:38 2019

Conversar com crianças e adolescentes sobre o uso de drogas, bullying, direitos e deveres é uma ação importante e aliada quando o assunto é prevenir a violência.

Com esta premissa, a Polícia Civil integrou-se ao Pacto Pelotas pela Paz para levar mais informações às escolas, incentivando o diálogo a respeito de práticas nocivas à juventude.

INICIATIVA já alcançou 600 alunos da rede pública e privada

INICIATIVA já alcançou 600 alunos da rede pública e privada

Através do Papo Responsa, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) já alcançou cerca de 600 alunos da rede pública e privada de Pelotas, durante um mês. Na terça-feira, foi a vez de 60 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carlos André Laquintinie, no Porto, participarem da atividade. Divididos em dois grupos, as turmas de 6º a 9º ano tiveram a oportunidade de conversar com a inspetora da Polícia Civil, Sandra Vidal de Souza, sobre assuntos pertinentes as suas realidades. “É muito importante que eles tenham acesso a esses conhecimentos, principalmente, vindos da Polícia. Isso reforça todo o conteúdo que já trabalhamos com os alunos em sala de aula”, disse a diretora da escola, Andrea dos Santos.

Aos estudantes, de 12 a 19 anos, a inspetora falou sobre os desafios inerentes à adolescência, uma fase repleta de mudanças, dúvidas e dificuldades. “Não queremos ver vocês nas nossas delegacias, nem como vítimas, nem como infratores”, destacou Sandra, mencionando a relevância de projetos, como o Pacto Pelotas pela Paz, que busca disseminar a cultura de paz na cidade e reduzir a violência.

A representante da DPCA também assinalou as consequências que as escolhas podem gerar para o futuro. “Às vezes, essa fase difícil pode levar os jovens a fugas, como às drogas e à criminalidade. Daí a importância de alertarmos e prevenirmos”, reforçou a inspetora.

   PAPO RESPONSA

O projeto também é voltado a pais e professores, e os encontros são realizados, na maioria das vezes, com estudantes de 6º a 9º ano e de Ensino Médio. Com outro formato, o Papo Responsa ainda chega a crianças, menores de 10 anos, com a mesma finalidade de prevenir a violência desde cedo. As escolas que desejarem receber a iniciativa podem entrar em contato com a DPCA para agendar através do número 3225-4567.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções