Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Pagamento de contas de água suspensas inicia em fevereiro

Pagamento de contas de água suspensas inicia em fevereiro
15 janeiro
16:55 2021

Lei Municipal garantiu aos usuários com Tarifa Social  a opção de adiar o pagamento das contas com vencimento entre maio e dezembro de 2020

 

Os usuários inscritos na Tarifa Social junto ao Sanep que optaram por não realizar o pagamento das contas de água com vencimento entre maio e dezembro do ano passado começarão a quitar essas cobranças a partir de fevereiro, em parcelas de no máximo R$ 10,00. Conforme a Lei Municipal nº 6.796 de 26 de março de 2020, as famílias cadastradas no programa voltado às pessoas de baixa renda tiveram a obrigatoriedade do pagamento suspensa durante esses oito meses, sem a cobrança de juros e multas, em decorrência da crise econômica desencadeada pela pandemia de coronavírus. A lei inclui os Hospitais e as Casas de Saúde.

A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, destaca que a cobrança das parcelas será feita automaticamente pela autarquia, sem que o usuário precise ir presencialmente para acertar as contas. “São cerca de 8 mil faturas que agora passam a ser quitadas, por isso o nosso sistema vai gerar automaticamente as parcelas a partir da conta que vence em fevereiro”, informa Alsina.

Sobre a Lei Municipal
Visando atenuar os efeitos da crise econômica causada pela pandemia de coronavírus, o Sanep divulgou, em março de 2020, a suspensão da cobrança obrigatória da conta de água por 120 dias aos inscritos na Tarifa Social, atendendo ao decreto municipal. O mesmo vale para os Hospitais e Casas de Saúde da cidade. A ação vigorou desde a conta com vencimento em maio e vigoraria, inicialmente, até agosto. Posteriormente, a Lei Municipal foi alterada, estendendo o prazo de suspensão até o final do ano passado.

Pela legislação, ficou estabelecido que os usuários que optassem por não efetuar o pagamento mensalmente dessas contas, o fariam sem a incidência de juros e multas a partir da competência janeiro de 2021, em parcelas com valor máximo de R$ 10,00 cada. Como as contas de água vencem no mês subsequente, o pagamento dessas parcelas iniciará na próxima fatura, com vencimento em fevereiro.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções