Para sair do abismo
Com confiança recuperada, Pelotas encara Cruzeiro na Boca do Lobo
Mais uma decisão na Boca do Lobo. O Pelotas necessita derrotar o Cruzeiro, nesta quarta-feira para subir o segundo “degrau” da escada que o afasta da zona de rebaixamento do Campeonato Gaúcho. A vitória de sábado por 2 a 1 diante do São Paulo, com o segundo gol marcado aos 48 minutos do segundo tempo, trouxe confiança aos áureo-cerúleos. A confirmação de uma mudança de astral, que começou a ser observada com a chegada do técnico Luiz Carlos Barbieri ao clube.
Com a punição do Passo Fundo, o Pelotas se tornou o 13º colocado, com oito pontos em 10 partidas – aproveitamento de 26%. Barbieri fará o segundo jogo no comando da equipe, sem ter tido tempo de implantar sua ideia de jogo. “O futebol requer tempo para implantar nossa filosofia. A parte psicológica neste momento é muito importante, a conversa com o grupo. Mas o grupo readquiriu a confiança”, afirma o treinador. “Primeiro temos que sair desse abismo”, salienta.
Tiago Gaúcho é o desfalque, porque está com três cartões amarelos. César Santiago entra na vaga. A dúvida é a presença de Jefferson Luís, que sentiu uma lesão no jogo passado. Se não jogar, a escolha será entre Gilmar e Wagner Libano. O Cruzeiro não terá os volantes Wanderson e Júlio Abu, que estão suspensos. A equipe surpreende com a segunda colocação do Grupo B, somando 13 pontos – aproveitamento de 43%.
Ficha Técnica
PELOTAS
Roger Kath; Michel, Fred, Pedrão e Alex; Cesar Santiago, Felipe Guedes, Jeferson Costa e Gadelha; Jefferson Luís (Wagner Libano) e Rafael Santiago. Técnico: Luiz Carlos Barbieri.
CRUZEIRO
Fábio; Carlão Farias, Claudinho e Léo Carioca; Klaydir, Reinaldo, Tiago Matos, Thiago Correa e Janderson; Paulo Semionatto e Márcio Bambu. Técnico: Luís Antonio Zaluar.
Local: Estádio da Boca do Lobo, em Pelotas. Horário: 20h30. Preços dos ingressos: arquibancada – R$ 20,00 (mulheres com a camisa do Pelotas não paga ingresso). Árbitro: Anderson Daronco; assistentes: José Eduardo Calza e Júlio César Rodrigues.
Caminho para escapar do descenso
O gol de Patrick Turuçu, aos 48 minutos do segundo tempo, contra o São Paulo, sábado, na Boca do Lobo, trouxe esperança ao Pelotas. Mas é preciso mais para escapar definitivamente do risco de rebaixamento para a segunda divisão do Rio Grande do Sul. Com oito pontos, o time áureo-cerúleo necessita de pelo menos mais duas vitórias e um empate em cinco jogos para se garantir na primeira divisão de 2015.
Desde o Aimoré, que é o 11º colocado até o lanterna Passo Fundo – queda para última posição por causa da punição no TJD -, o rebaixamento é um fantasma assustador. Faltam cinco partidas, mas Aimoré e Esportivo já jogaram pela 11ª rodada, justamente no confronto direto desta quarta-feira. Também Novo Hamburgo e Passo Fundo se enfrentaram ontem em jogo antecipado da 14ª rodada. Confira a seguir os jogos que faltam para cada um dos times:
Novo Hamburgo
- São Luiz (fora)
- Pelotas (casa)
- São Paulo (fora)
- Caxias (fora)
Esportivo
- Veranópolis (casa)
- Juventude (fora)
- Internacional (fora)
- São José (casa)
Aimoré
- Lajeadense (fora)
- Internacional (casa)
- Veranópolis (fora)
- Juventude (casa)
Pelotas
- Cruzeiro (casa)
- Novo Hamburgo (fora)
- São Luiz (casa)
- Caxias (casa)
- Grêmio (fora)
São Paulo
- Grêmio (casa)
- Caxias (fora)
- Novo Hamburgo (casa)
- Cruzeiro (casa)
- Passo Fundo (fora)
São Luiz
- Novo Hamburgo (casa)
- Passo Fundo (fora)
- Pelotas (fora)
- Grêmio (casa)
- Cruzeiro (fora)
Passo Fundo
- Caxias (fora)
- São Luiz (casa)
- Grêmio (fora)
- São Paulo (fora)
Os últimos
- 11º – Aimoré – 12 pontos
- 12º – Esportivo – 10 pontos
- 13º – Pelotas – 8 pontos
- 14º – São Paulo – 8 pontos
- 15º – São Luiz – 6 pontos
- 16º – Passo Fundo – 5pts
Bate Pronto – por Caldenei Gomes
Passo Fundo punido
O Passo Fundo foi punido com a perda de oito pontos e mais multa de R$ 200,00 no julgamento ocorrido nesta quarta-feira no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Por unanimidade, os auditores entenderam que houve erro administrativo na inscrição do meia Paulo Josué, que foi contratado por empréstimo ao Juventude. A denúncia partiu do Pelotas, que acabou sendo, por coincidência, o principal beneficiado, pois assim saiu da zona de rebaixamento do Gauchão.
Com a punição, o Passo Fundo caiu para a lanterna do Gauchão, com cinco pontos. Mas o clube mantém o número de vitórias: três. O regulamento estabelece que as transferências de jogadores entre clubes do Gauchão deveriam ocorrer até a quarta rodada. Paulo Josué foi inscrito, após a disputa da quinta rodada da competição.
– Michel ficou muito tempo sem jogar. Chegou ao Pelotas, em julho do ano passado, com uma lesão de púbis. Jogou alguns minutos, contra o Bagé, e voltou a sentir a lesão. Depois passou por uma cirurgia de hérnia inguinal. E já vinha com histórico de lesões anteriores, tanto que a diretoria do clube justificava sua ausência, afirmando que ele estava sendo preparado para o Gauchão.
– A escalação de Michel ocorreu finalmente no sábado, contra o São Paulo. E foi bem. Terminou o jogo sentindo câimbras, mas correspondeu plenamente. Vai ser mantido na equipe, apesar da volta de Igor, que cumpriu suspensão no jogo passado.