Paradesporto pelotense é destaque em Jogos realizados em Canoas
As equipes de paradesporto de Pelotas participaram, no domingo (28), dos Jogos Paradesportivos de Canoas (Parajac) e conquistaram o título de vice-campeãs nas modalidades de paratletismo e vôlei sentado. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed).
Paratletismo – A delegação foi formada por paratletas das equipes do projeto de Paratletismo da Prefeitura, Escola Louis Braille e Cerenepe, e contou com a comissão técnica integrada por Ernesto Gonçalves, Huibner da Silva e o guia Bruno de Moura Campos.
Nessa modalidade, os participantes são divididos por categorias de acordo com sua deficiência. Os representantes de Pelotas conquistaram os seguintes resultados individuais:
Bryan S. da Silva Rocha – campeão no arremesso do peso e lançamento do dardo, na categoria F32 (atletas com paralisia cerebral);
Dóris Santana de Andrade – campeã nas provas 100, 250 e 1.000 metros na categoria T11 (atletas com deficiência visual total);
Giovana Maciel Lacerda – campeã no arremesso do peso e lançamento do dardo, na categoria F52 (atletas em cadeiras de rodas);
Guilherme Ribeiro Mendes – 3º colocado nas provas de 100 e 400 metros rasos na categoria T/F20 (atletas com deficiência Intelectual);
Jose Victor Teixeira da Costa – campeão no lançamento do dardo e vice-campeão no arremesso do peso na categoria T/F20 (atletas com deficiência Intelectual);
Juliano Silva Braga – 3º colocado no Salto em Distâcia e 5º na prova de 100 metros rasos na categoria T/F20 (atletas com deficiência Intelectual)
Mateus Almeida de Souza – campeão nos 100 metros rasos e arremesso do peso na categoria T13 (atletas com deficiência visual parcial);
Washington Emanuel Araújo da Silva – 4º colocado no salto em distância e lançamento do dardo na categoria T/F20 (atletas com deficiência Intelectual).
Vôlei Sentado
Com quatro meses de formação, a equipe de vôlei sentado do Município participou de sua primeira competição oficial e conquistou o título de vice-campeã. Segundo o responsável técnico pelo vôlei sentado de Pelotas, professor Ingo Stumm, o resultado foi excelente.
“Em pouco tempo, pessoas que nem conheciam a modalidade estão jogando em igualdade contra atletas com experiência, inclusive de seleção brasileira. Isso motiva não só os atletas que já estão, como também a participação de outras pessoas para a equipe.”
Equipe de Vôlei Sentado de Pelotas é composta por: Arthur Franco de Campos, Leonardo Mesko,Taissa Corrêa, Jader Morales, Jadir Lucena Nobre e Lindiara Souza.
A coordenadora do Paradesporto Pelotas, Kátia Berni salientou que o projeto está de portas abertas para as pessoas com deficiência da cidade. Os interessados devem entrar em contato com os técnicos do projeto no Ginásio Municipal da Educação Professor Orocindo Azevedo “Karosso”.
Mais informações sobre horários e dias dos treinos estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Educação.