Paratletas de Pelotas conquistam 13 medalhas nacionais
Os quatro praticantes do atletismo e, duas, de natação receberam doze medalhas de ouro e uma de prata
Por: Marina Amaral
Seis atletas pelotenses, que representaram o Município no evento nacional paralímpico, intitulado Meeting Loterias Caixa de Atletismo e Natação, no sábado (2), retornaram à cidade com 13 medalhas. Os seis paratletas que integram a delegação coordenada pela Prefeitura conquistaram 12 medalhas de ouro e uma de prata na competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com patrocínio das Loterias da Caixa Econômica Federal.
A equipe, formada por quatro paratletas do atletismo e duas da natação, é conduzida pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed). O coordenador e técnico de atletismo, Huibner Machado, destaca que essa foi, oficialmente, a primeira participação em uma competição adulta do CPB.
“Acredito que essa experiência serviu para consolidar o momento que vivemos, de desenvolvimento da prática dos esportes paralímpicos na cidade que, cada vez mais, está ganhando novos paratletas”, assegurou Machado.
O grupo contou com a parceria da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) e apoio técnico de um profissional do Clube Brilhante.
Veja os resultados individuais
Atletismo:
– Dóris Andrade: conquistou a medalha de ouro nos 400 e 800 metros na categoria Deficiente Visual Total. Ela tem 14 anos e é estudante do Colégio Pelotense e da Associação Escola Louis Braille.
– Janise da Silva: garantiu as medalhas de ouro nos 1.500 e 5.000 metros na categoria Deficiente Visual Parcial. Ela tem 52 anos e é atleta da Associação Escola Louis Braille.
– Edimar Sachet: conquistou as medalhas de ouro nas provas de Arremesso do Peso e Lançamento do Disco na categoria Cadeirantes. Tem 34 anos e é atleta do Projeto de Paratletismo Pelotas, do Departamento Desporto e Lazer da Smed.
– Bryan Rocha: garantiu duas medalhas de ouro nas provas de Lançamento do Club e Lançamento do Disco na categoria Pessoas com Paralisia Cerebral. Ele também é atleta do Projeto de Paratletismo e tem 19 anos.
Natação:
– Milaini Araújo: conquistou medalha de ouro nas provas de 50 e 100 metros livre, e prata 50 metros na categoria Limitação Físico Motora. Ela tem 17 anos e é aluna do Colégio Estadual Dom João Braga e atleta do Clube Brilhante.
– Luiza Rodrigues: garantiu ouro nas provas 50 metros costas e 100 metros livre na categoria Cadeirante. Também é atleta do Clube Brilhante e tem 27 anos.