PARATLETISMO : Aluna Braille é campeã brasileira
Depois de quatro anos, Pelotas volta a ter uma campeã brasileira no Paratletismo. Dóris de Andrade, 12 anos, deficiente visual, conquistou medalha de ouro na prova de 800 metros rasos, categoria sub-14, nas Paralimpíadas Escolares de 2019, em São Paulo.
A menina também ganhou medalhas de prata, na prova de 60 metros, e de bronze, na de 150 metros. Andriel Krüger, 12 anos, e Fabrício Christ, 16, também representaram o Estado e a Escola Louis Braille na competição nacional, que é uma das maiores do mundo voltadas a crianças com deficiência em idade escolar.
“Foi um momento muito belo e legal. Eu gostei muito. O que mais importa não é ganhar a medalha, mas se divertir”, comentou Dóris, que participou pela primeira vez do evento.
Fabrício conquistou medalhas de bronze no lançamento de dardo e na prova de 400 metros rasos. Os três atletas foram acompanhados pelo professor Huibner Machado – que também é docente do Município e integrante da equipe técnica da Seleção Gaúcha de Atletismo Paralímpica.
As Paralimpíadas, que começaram na segunda-feira e terminam neste sábado, têm a finalidade de estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional. Sua primeira edição foi em 2009.
Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelo evento, como o velocista Alan Fonteles, ouro nos Jogos Paralímpicos 2012, em Londres.