Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

Parceria entre Prefeitura e Sesc/RS movimenta Theatro Sete de Abril

21 maio
08:58 2021

Primeira oficina ocorrerá em julho, com premiado dramaturgo porto-alegrense. Em um primeiro momento, todas as atividades serão on-line

Uma nova parceria entre a Prefeitura de Pelotas e o Sistema Fecomércio-Sesc/RS promete colocar em movimento uma série de atividades, no Theatro Sete de Abril, a partir do segundo semestre deste ano. Em um primeiro momento, todas as atividades, gratuitas e abertas à comunidade, serão 100% virtuais, devido à pandemia do novo coronavírus. A primeira oficina, já confirmada, será sobre dramaturgia escrita (texto teatral) e ocorrerá em julho com o premiado dramaturgo porto-alegrense Diones Camargo. Também está confirmada uma segunda oficina, de iluminação cênica, com o experiente iluminador teatral paulista Guilherme Bonfanti.

Em 12 de abril, o diretor do Theatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, reuniu-se, on-line, com representantes do Sistema Fecomércio-Sesc/RS: coordenadora de Artes Cênicas Sesc/RS, Jane Schoninger; gerente do Sesc Pelotas, Luís Fernando Parada; e agente de Cultura da unidade Pelotas, Lucas Vidal. No momento, foi confirmada a aprovação da parceria pela direção nacional da instituição. No encontro, o Sesc colocou à disposição da Prefeitura uma série de atividades voltadas ao teatro e ao fazer teatral, que a instituição passará a disponibilizar em todo o país.

O carro-chefe é o Sesc Dramaturgias, um programa que oferecerá oficinas gratuitas de dramaturgias da escrita, da dança, de iluminação técnica, de produção e, também, circenses. A instituição ainda colocará em prática, a partir de junho, o projeto Plataforma em Cena, com apresentações virtuais de 17 grupos teatrais que haviam sido selecionados no Palco Giratório de 2019, e não chegaram a se apresentar devido à pandemia. Dentro dessa Plataforma, serão realizadas atividades relativas à “Experiência sobre o Espetáculo”, com debates, vídeos, entrevistas e lives, e oficinas gratuitas de 12 horas.

O Sistema Fecomércio-Sesc/RS também planeja promover um novo Palco Giratório on-line, com apresentação de espetáculos, oficinas, bate-papos e residência artística, e também ofereceu, à Prefeitura, o projeto infantil “Teatro a Mil” voltado a crianças de escolas públicas.

Dramaturgia escrita

A escolha das duas primeiras oficinas que serão oferecidas em Pelotas deu-se em conjunto com a coordenadora do Curso de Teatro da UFPel, Fernanda Fernandes.

A oficina realizada por Diones Camargo terá 20 horas de duração, em dez encontros de duas horas cada, e deve ocorrer nos finais de semana para possibilitar que estudantes de Teatro e Dramaturgia possam participar. É voltada, sobretudo, a atores e performers, mas será aberta ao público em geral. As inscrições serão em junho, em data a ser divulgada em breve.

Seis prêmios em dramaturgia

Dramaturgo e roteirista, Diones Camargo é autor de cerca de 20 peças, entre elas “Andy/Edie” (Prêmio Funarte de Dramaturgia 2005); “Último Andar” (Bolsa Funarte de Estímulo à Dramaturgia 2007); “Teresa e o Aquário” (VIII Prêmio PalcoHabitasul – Melhor Roteiro); “Os Plagiários” (Prêmio Açorianos de Teatro 2012 – Melhor Dramaturgia); “Parque de Diversões” (Prêmio Açorianos de Teatro 2016 – Melhor Dramaturgia) e “A Mulher Arrastada” (Prêmio Braskem de Melhor Espetáculo 2018). A dramaturgia de Camargo foi encenada por algumas das mais importantes companhias de teatro do Rio Grande do Sul, e quatro de seus textos foram publicados e encenados no exterior (Portugal, Cuba, Uruguai, Espanha e Singapura).

Paralelamente às atividades de escrita, o autor ministra regularmente a oficina Dramaturgia Líquida – Assimilação de Influências no Texto Teatral e participa de projetos ligados à pesquisa em dramaturgia e sua relação com as multilinguagens.

Atualmente, Camargo coordena o Grupo de Estudos em Dramaturgia de Porto Alegre (RS), coletivo pioneiro na cidade que conta com 15 autores em atividade na cena local, no qual pesquisam a relação da escrita autoral e os pontos de intersecção entre essa e diferentes linguagens, tais como o Teatro, o Cinema, a Performance e as Artes Visuais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções