Parceria entre Prefeitura e UCPel viabiliza novo Pronto Atendimento
Termo Aditivo para custeio da reforma e adequação do espaço físico foi assinado ontem, em cerimônia que contou com as presenças do prefeito Eduardo Leite e do reitor José Carlos Bachettini.
Mais uma parceria entre a prefeitura de Pelotas e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) deve trazer melhorias ao sistema público de saúde do Município e beneficiar os usuários do SUS. Na tarde desta quinta-feira (06/02/2014) foi assinado, pelo prefeito Eduardo Leite e pelo reitor José Carlos Bachettini, um Termo Aditivo (TA) no valor de quase R$ 100 mil, que será pago em cinco parcelas, para custeio da reforma e readequação do espaço físico, cedido pela UCPel, em que funcionará um novo Pronto Atendimento (PA) Clínico Adulto e também passará a abrigar o PA Clínico Infantil, que funcionava nas dependências do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel). A expectativa é de que o novo PA comece a atender em março.
“Essa mudança vem para qualificar o acesso da população, para que tenha um atendimento mais rápido e eficaz. Obrigado, Universidade Católica, por assumir mais este desafio que nos deixa a todos orgulhosos e satisfeitos”, destacou o prefeito, durante a cerimônia de assinatura do TA. Eduardo recordou que estão em andamento os processos para a construção de outras três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que, juntas a este PA, devem mudar drasticamente o cenário da saúde pública em Pelotas.
Participaram da cerimônia a secretária de Saúde, Arita Bergmann; o diretor de gestão do HUSFP/UCPel Valdir Schafer; o vereador Rafael Amaral, representando a Câmara de Vereadores; assessores especiais, secretários municipais e integrantes das equipes da UCPel e da SMS. Após o ato, eles visitaram a obra.
Localizado na rua General Osório, 1.125, além de amplo o prédio fica muito próximo do Pronto Socorro de Pelotas (PSP) e do HUSFP, o que facilitará o deslocamento dos pacientes. O PSP continuará fazendo a classificação de risco e serão encaminhados ao PA os pacientes que receberem a classificação de cor verde – situações intermediárias, que necessitam de medicação, mas que não são urgências ou emergências, tais como dores de ouvido e de garganta. Os de cor azul são encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os de cor amarela e vermelha, são atendidos no PSP.
O novo PA funcionará 24 horas ao dia, sete dias da semana e deve atender em torno de 150 pacientes adultos por dia, além de uma média diária de 50 crianças. O prédio terá recepção, salas de espera e de observação separadas para adultos e crianças, com leitos de curta permanência, consultórios e posto de enfermagem. O PA Infantil manterá os mesmos horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; aos feriados, em turno reduzido.