Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

Parceria entre prefeitura e UFPel promove restauro de obras

27 junho
15:33 2014

Lupa, bisturi, pincel e tinta são os instrumentos dos acadêmicos do curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que, em parceria com a prefeitura de Pelotas, vem desenvolvendo importante trabalho de resgate histórico do Município através da arte. Sob a orientação da professora Andréa Bachettini, os alunos já desenvolveram algumas atividades visando manter o patrimônio cultural.

Alunos restauram e higienizam telas Foto: Shana Dockendorff

Alunos restauram e higienizam telas
Foto: Shana Dockendorff

Desde agosto de 2013, 18 telas de artistas de renome como Treb, Gotuzzo, D’Avila Costa, Litran, Nesmaro, Angelo Guido e Libindo Ferraz, passam por uma fase de higienização e restauração. Algumas delas estavam com a imagem completamente prejudicada e após o restauro surgem como um novo quadro. Além das pinturas, as molduras são cuidadosamente refeitas através de moldes e técnicas minuciosas que recuperam cada parte que se modificou com as ações do tempo, do clima ou de eventuais acidentes.

No aniversário da cidade, oito destas telas estarão em uma exposição intitulada “Pelotas 202 anos, restauração das pinturas do acervo do Paço Municipal da Prefeitura de Pelotas”, que estará do dia 7 ao dia 25 de julho, aberta a visitação no Casarão Seis. Depois, no Dia do Patrimônio, que será comemorado em agosto, será realizada uma mostra com as 18 telas restauradas. Segundo o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, “será um século em 18 telas para a apreciação dos pelotenses e turistas”.

Uma primeira atividade realizada por meio da parceria restaurou parte do acervo do Museu da Baronesa, tão logo os alunos coordenados por Andréa Bachettini e supervisionados por Keli Scolari realizaram a documentação do acervo de arte contemporânea da Secretaria de Cultura (Secult), em 2013. Esse trabalho foi uma proposição da professora, após a catalogação que havia sido realizada. “É importante cuidar do acervo que conta um pouco da história de Pelotas, e assim oportunizar aos nossos alunos trabalhar com artistas de renome mostrando seu trabalho para a comunidade que é o que eles farão após a formação”, explica Andréa.

Telas serão expostas no aniversário da cidade Foto: Shana Dockendorff

Telas serão expostas no aniversário da cidade
Foto: Shana Dockendorff

Segundo a professora, o acervo é de extrema importância porque traz desde professores até seus alunos e isto ajuda a construir a história da cidade. A tela mais antiga é de Litran e data de 1808. É um retrato de Gaspar Silveira Martins, que em 1862 foi eleito deputado provincial pelo Rio Grande do Sul e em 1865 fundou em Porto Alegre o jornal A Reforma.

Depois deste um ano de atividades com as pinturas do Paço Municipal, um novo projeto de restauro deve acontecer nesta parceria. “Com o restauro das obras de arte contemporânea a Secult será beneficiada”, comemora Ronna.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções