Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

Parceria viabiliza exame para doentes respiratórios crônicos

04 novembro
16:49 2014
O objetivo do RespiraNet é facilitar o acesso dos usuários ao exame em menor tempo e melhorar o manejo e acompanhamento das Doenças Respiratórias Crônicas

O objetivo do RespiraNet é facilitar o acesso dos usuários ao exame em menor tempo e melhorar o manejo e acompanhamento das Doenças Respiratórias Crônicas

O primeiro serviço no Brasil de telediagnóstico para Doenças Respiratórias Crônicas por meio do exame de espirometria chegou a Pelotas. O lançamento do programa RespiraNet foi realizado na manhã de hoje (4/11/2014) no Centro de Especialidades. Em seu pronunciamento o prefeito Eduardo Leite destacou a importância do projeto e da parceria com o governo do Estado, UFRGS e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O projeto será iniciado como piloto nos primeiros 30 dias para a cidade de Pelotas quando serão realizados 176 exames por mês, sendo oito exames por dia, um a cada hora. Posteriormente será oferecido para a região 12 exames por dia, disponibilizando 264 exames para os municípios da 3ª e 7ª Coordenadoria de Saúde.

O coordenador do projeto na UFRGS, Marcelo Gonçalves, salientou que esta é a sétima implantação do serviço de espirometria no Estado, e que este tipo de exame vem para facilitar o trabalho dos médicos com o diagnóstico mais preciso e mais rápido. Ele ressaltou que a meta é chegar a 264 exames por mês para pacientes de Pelotas e região.

Eduardo salientou a importância da equipe da Secretaria da Saúde, que vem conquistando vitórias na área com a aprovação de projetos e programas importantes para a comunidade, como o Centro de Especialidades Odontológicas, a qualificação dos Postos de Saúde, o Programa Mais Médicos, as duas Unidades de Pronto Atendimento (Upas), o novo conceito em atendimento nos Postos de Saúde, a Rede Bem Cuidar, que será implantada no bairro Bom Jesus, além do tele agendamento de consulta nas Unidades Básicas Saúde (UBS), que está com o edital pronto e deverá publicado em breve.

Como funciona

Ele fornecerá os serviços de Teleconsultoria em tempo real, e Telediagnóstico que utiliza a web para realizar serviços de apoio ao diagnóstico

Ele fornecerá os serviços de Teleconsultoria em tempo real, e Telediagnóstico que utiliza a web para realizar serviços de apoio ao diagnóstico

O exame pode ser solicitado por qualquer médico que atue no Sistema Único de Saúde cadastrado no Telessaúde. O cadastro será feito pela internet, diretamente no link ou através de formulário de solicitação, que será digitado validando o pedido e elaboração do laudo. A equipe do projeto RespiraNet telefona para o paciente, marca o exame no Centro de Especialidades de Pelotas. Após a realização do exame, ele é interpretado por médicos do serviço de pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e retorna ao médico que o solicitou e é enviado ao usuário, via e-mail ou por correio, em no máximo 14 dias.

O TelessaúdeRS/UFRGS é estendido a usuários da Macro Sul, 3ª Coordenadoria de Saúde que compreende os municípios de Amaral Ferrador, Arroio Grande, Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Cristal, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Santana da Boa Vista, São Lourenço do Sul, Rio Grande, São José do Norte, Chuí, Santa Vitória do Palmar e Turuçu e 7ª Coordenadoria: Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul.

O que é

Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar ou Prova Ventilatória. Trata-se de um exame não invasivo e indolor que mede a capacidade pulmonar de respiração e ventilação. O objetivo do RespiraNet é facilitar o acesso dos usuários ao exame em menor tempo e melhorar o manejo e acompanhamento das Doenças Respiratórias Crônicas. Ele fornecerá os serviços de Teleconsultoria em tempo real, e Telediagnóstico que utiliza a web para realizar serviços de apoio ao diagnóstico.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções