Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

PASSOU NO TESTE : Vitória da estratégia tática

28 março
08:10 2018

Com marcação encaixada e conversão rápida, Brasil vence a Alemanha por 1 a 0 no amistoso em Berlim

No principal teste do Brasil no ano de realização da Copa do Mundo da Rússia, a equipe canarinho deu excelente resposta tática e técnica, vencendo a Alemanha por 1 a 0, nesta terça-feira, em Berlim. O gol foi marcado por Gabriel Jesus. Este foi o primeiro encontro entre as duas seleções desde a fatídica derrota da equipe brasileira por 7 a 1 nas semifinais do Mundial de 2014, em Belo Horizonte.

O técnico Tite continua com números extraordinários à frente do Brasil. Em 19 partidas, a seleção soma 15 vitórias, três empates e apenas uma derrota – ocorrida no amistoso diante da Argentina em novembro de 2017. Gabriel Jesus é o principal artilheiro nesse período, com nove gols – dois a mais do que Neymar e Paulinho. O próximo amistoso do Brasil será no dia 3 de junho, diante da Croácia – possivelmente, em Liverpool; e depois, dia 10, enfrenta a Áustria em Viena. Esses jogos serão os últimos testes do time antes da chegada a Sochi, na Rússia.

A Alemanha contou com apenas quatro titulares na partida de ontem. O técnico Joachim Law aproveitou para testar alternativas antes da convocação final, que está marcada para o dia 15 de maio. A derrota para o Brasil acabou com invencibilidade de 22 jogos da equipe alemã, que não perdia desde a semifinal da Eurocopa de 2016, quando levou 2 a 0 da França.

Gabriel Jesus é abraçado por Coutinho e Daniel Alves: atacante marcou o gol na vitória contra a Alemanha

Gabriel Jesus é abraçado por Coutinho e Daniel Alves: atacante marcou o gol na vitória contra a Alemanha

A atuação do Brasil se notabilizou pelo encaixe da marcação – praticamente sem dar chance de gol ao adversário, que se limitou em ter posse de bola, mas sem exigir trabalho do goleiro Alisson. Outro mérito brasileiro é a conversão rápida e com muito jogadores. Foi assim, roubando a bola na saída de jogo da Alemanha, que o time brasileiro marcou seu gol com Gabriel Jesus, aos 36 minutos do primeiro tempo.

ALEMANHA

Trapp; Kimmich, Rüdiger, Boateng (Sule) e Plattenhardt; Gündogan (Werner), Kroos e Goretzka (Brandt); Draxler, Mario Gomez (Wagner) e Sané (Stindl). Treinador: Joachim Low.

BRASIL

Alisson; Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian, Paulinho, Fernandinho e Philippe Coutinho (Douglas Costa); Gabriel Jesus. Treinador: Tite.

  • Local: Estádio Olímpico de Berlim (Alemanha)
  • Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
  • Assistentes: Mathias Klasenius e Daniel Wärnmark (ambos suecos)
  • Gol: Gabriel Jesus (36min do primeiro tempo)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções