Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Pastor Alemão: Exposição internacional da Raça acontece neste Sábado

Pastor Alemão: Exposição internacional da Raça acontece neste Sábado
22 novembro
04:09 2013

O Núcleo CBPA NUPPA LITORAL SUL, de criadores de pastores alemães, realizará no sábado, 23 de novembro, sua 49ª Exposição de Criação.

Neste ano, o evento terá o julgamento do árbitro Luiz Ponso Cruz (quadro de árbitros internacional) o que dará à exposição um caráter internacional, atraindo expositores do Uruguai, além de criadores de todo o Rio Grande do Sul e também Santa Catarina.

Conjuntamente com a exposição, haverá provas de adestramento (CAB) e exame de Seleção, que consiste numa avaliação do exemplar com vistas a sua recomendação para utilização privilegiada na reprodução, caso este demonstre  características físicas e mentais acima da média da raça.

Como é uma exposição de pastores alemães?

O pastor alemão é uma raça que foi desenvolvida na Alemanha, a partir do fim do século XIX, com a finalidade de pastoreio de rebanho de ovelhas, especialmente nas regiões da Saxônia, Wutenberg e Turíngia, as zonas tradicionais de pastoreio. Para esta atividade, exigia-se um cão capaz de trotar grandes distâncias, alcançando as vezes 90 km em um único dia (os cães percorrem, ao conduzir o rebanho, uma distância 3 a 4 vezes maior do que a percorrida pelas ovelhas), que tivesse um porte que permitisse enfrentar um carneiro recalcitrante e defender o rebanho de predadores, e que tivesse grande equilíbrio de temperamento, pois cães nervosos e instáveis poderiam facilmente provocar o “estouro” do rebanho.

Estas características foram reunidas no cão pastor alemão, e, transpostas para outras atividades, tornaram-no o mais versátil e utilizado cão de trabalho em diversas modalidades: trabalho policial, de rastreio, resgate em avalanches e guia, além de torná-lo um excelente cão para companhia e proteção da família.

Exposição será realizada na sede campestre do Clube Caixeral, na Av. Adolfo Fetter 1401 (estrada do Laranjal), com início às 09:30h

Exposição será realizada na sede campestre do Clube Caixeral, na Av. Adolfo Fetter 1401 (estrada do Laranjal), com início às 09:30h

Então, numa exposição, onde é observada a aderência de cada exemplar ao standard da raça, os cães são avaliados em sua morfologia, com ênfase na movimentação (os melhores exemplares da raça são os mais perfeitos trotadores entre todas as espécies animais), e também são avaliados em suas características de temperamento e índole: o cão pastor alemão deve ser equilibrado, sempre pronto para defender seu dono e sua família, mas sem constituir jamais um risco para familiares e amigos no convívio social. Assim, na exposição, os espectadores poderão ver o desempenho dos cães pastores nas provas de proteção, em que este deve repelir e morder fortemente um figurante que simula uma agressão ao condutor do pastor alemão, sair em sua perseguição energicamente, e mobilizá-lo; porém, o mais importante é que, cessada a “agressão”, o cão pastor alemão deve retornar, em questão de segundos, à sua tranquilidade, convivendo amistosamente com as pessoas que estão no seu entorno, sem constituir nenhum risco para elas.

ONDE É A EXPOSIÇÃO?

A exposição será realizada na sede campestre do Clube Caixeral, na Av. Adolfo Fetter 1401 (estrada do Laranjal), com início às 09:30h, devendo estender-se até cerca de 15 horas.  No local, haverá venda de lanches e refrigerantes. A entrada é franca.

A competição é dividida em 6 categorias de machos e fêmeas ( 12 categorias), separados por idade

  • 6ª categoria de 4 a 6 meses
  • 5ª categoria de 6m e 1 dia a 9 meses
  • 4ª categoria 9me1dia a 12 meses
  • 3ª categoria 12m e 1 dia a 18 meses
  • 2ª categoria 18m e 1 dia a 24 meses
  • 1ª categoria acima de 24 meses (estes cães passam por adestramento de obediência e prova de defesa e ataque).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções