Patinação é a novidade no Clube Brilhante
Prática traz benefícios para físico e mente, com melhoras na autoestima, no equilíbrio e na concentração
Por: Henrique König
A Patinação é um esporte que as pessoas costumam conhecer e acompanhar pela televisão, provavelmente já viram em filmes, em apresentações artísticas muito elegantes. Mas elas também podem praticar aqui em Pelotas. O Clube Brilhante oferece as aulas pelo período da manhã, com o jovem professor Fernando Pohl. Ele já constituiu a Seleção Gaúcha de Patinação.
Fernando tem 23 anos de conhecimento sobre os patins. Natural de Lajeado, hoje é um dos residentes de Pelotas. Ele conta que iniciou na patinação aos 6 anos, após acompanhar uma apresentação de sua prima. Segundo relembra, seu avô o incentivou e comprou o primeiro par de patins.
“As aulas de patinação na região sul são uma novidade em toda região. Iniciei as aulas em Pelotas no ano passado em uma escola da cidade e também em um ginásio particular. Dou aula no extremo sul em Canguçu, Jaguarão e Rio Branco, na fronteira com o Uruguai, além do Vale do Caí na grande Porto Alegre. O CB recebeu de braços abertos a patinação no mês de março”, relata o instrutor Fernando.
Tomando os cuidados com a vigente pandemia do novo coronavírus, é possível praticar a patinação como forma de exercício, para manutenção da forma física e procurando melhoras para corpo e mente, em um período muito estressante.
“Para iniciar nas minhas aulas, eu empresto um par de patins para ver se o aluno se adapta no começo. A única coisa que peço são joelheiras e munhequeiras”, para os eventuais tombos, que fazem parte desse aprendizado.
“A patinação traz muitos benefícios. Além dos que tange a disciplina, autoestima, postura, superação e equilíbrio, a patinação cuida do corpo,
enquanto esporte, e da alma, enquanto arte. Do equilíbrio, enquanto ambos. A patinação é um esporte e como tal promove benefícios básicos da prática de qualquer atividade física. O simples fato de se colocar os patins nos pés e tentar equilibrar-se sobre eles desenvolve no praticante o senso de lateralidade e equilíbrio. Vários especialistas atestam que a patinação, quando praticada de forma dinâmica, passa a ser uma aeróbica de baixo impacto com grandes benefícios físicos e mentais. Sua prática faz com que estejam realizando um trabalho aeróbico e, assim sendo, auxilia no controle de peso, na concentração e lateralidade”, prossegue Fernando.
Claro que o praticante não vai olhar para os profissionais das exibições artísticas e também olímpicas e pensar que efetuará tantos movimentos e coreografias logo de cara. Mas o instrutor garante que o progresso ocorre e vai elevando o nível dos iniciados.
“A patinação artística possui um planejamento e regulamento de figuras, piruetas, saltos e spins (giros), além de trabalho de pernas e eixos. Existem modalidades e categorias distintas. É um mundo lindo de arte, técnica e superação. A patinação é tão completa que proporciona bem-estar físico e emocional; ela exige muita disciplina de quem a pratica”, finaliza o professor.
Não pode é ficar parado, porque com a patinação os benefícios acompanham as atividades. A seguir, os horários das aulas disponibilizadas no Clube Brilhante:
- 9h – de 5 até 10 anos
- 10h – mais de 18 anos
- 11h – 11 até 17 anos