Diário da Manhã

quinta, 09 de maio de 2024

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PÁTRIA EDUCADORA : Defesa do “PIBID” no Largo do Mercado

14 outubro
09:36 2015

Mobilização para alertar sobre a ameaça de término do programa que aproxima a universidade e as escolas

Por Carlos Cogoy

Amanhã às 14h no Largo do Mercado, estudantes e docentes universitários, professores e alunos de escolas públicas, estarão participando da programação “Somos todos PIBID”. Trata-se de mobilização no Dia Nacional em Defesa do “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência” (PIBID). O programa aproxima universidade e escolas da rede pública, com o desenvolvimento de atividades pedagógicas.

Mudanças na aprendizagem

Mudanças na aprendizagem

Estudantes dos cursos de licenciatura, com a supervisão de docentes acadêmicos e professores das escolas, interagem diretamente com os alunos. O resultado é a qualificação na formação acadêmica, e a aprendizagem revigorada em sala de aula. Os participantes são bolsistas, e a remuneração provém do governo federal. Com a crise instalada no Planalto, o PIBID está ameaçado de não receber recursos. Para divulgar à comunidade acerca dos avanços na realidade escolar, amanhã haverá mostras de diferentes projetos, jogos matemáticos, oficina de percussão e ginástica.

TRAJETÓRIA em Pelotas conforme coordenadores: “O PIBID-UFPel iniciou suas atividades em 2008, com a aprovação de Projeto no Edital MEC/CAPES/FNDE/PIBID de 2007. Inicialmente, apenas os cursos de licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática foram contemplados e, a partir de 2009, as demais licenciaturas da UFPel puderam participar do programa. O número de alunos bolsistas que, inicialmente era de 72, ano passado aumentou para 487.

Os supervisores, professores das escolas parceiras, passaram de oito para 92. Já os coordenadores de área, professores dos cursos de licenciatura da universidade, passaram de quatro para 34. Atualmente, todas as licenciaturas da UFPEL participam, sendo o número de alunos bolsistas definido pelos cursos, geralmente proporcional ao número de alunos do curso. Assim, temos desde a Educação Física com 68 alunos, até a Física com dez estudantes. Dezoito escolas públicas participam, sendo que seis são da rede municipal.  Desde o primeiro projeto, nossa principal questão de trabalho foi a qualificação da formação de professores na UFPel. Isto, partindo da inserção dos licenciandos nas escolas, e da formação complementar nos seus cursos de licenciatura. O aluno-bolsista não substitui o professor, mas trabalha junto com ele”.

Pibid 3FUTURO ameaçado, presente de luta: “No contexto da ‘Pátria Educadora’, estamos lutando para o programa não acabar. Estamos nos mobilizando para alertar a comunidade escolar e universitária que, em nome de um suposto ajuste fiscal e de um corte linear de verbas, sem considerações qualitativas, poderá ser extinto o  programa. Então, acabando com um trabalho diferenciado de formação de professores e de apoio às escolas. Com isso, terminando com uma forma diferente de formar professores e de induzir mudanças nas escolas. Assim, voltar a antigos métodos que nunca deram certo, mas que enriqueceram diversos”.

Periodicidade na avaliação dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos

Periodicidade na avaliação dos projetos desenvolvidos pelos acadêmicos

Implicações nas escolas:

  •  Formação continuada de professores (mestrado profissional, cursos, atividades na universidade)
  • Ações do PIBID na formação continuada de professores nas escolas
  • Colaboração de professores não do PIBID com as atividades e, por consequência, envolvendo-se com elas.
  • Participação dos supervisores PIBID em atividades de formação de alunos pibidianos
  • Supervisores do PIBID na liderança de discussões sobre reestruturação curricular nas escolas

Formação dos futuros professores:

  • Práticas de pesquisa e da interdisciplinaridade, trabalho coletivo, respeito mútuo e percepção da necessidade de referenciais teóricos na prática docente.
  •  Formação profissional do “pibidiano” em uma perspectiva interdisciplinar, crítica e de construção da autonomia pessoal e profissional
  • Mudança qualitativa substancial dos pibidianos nas suas aulas nos respectivos cursos
  • Integração entre os alunos dos diversos cursos de licenciatura, destes com professores de outros cursos e dos coordenadores das diferentes áreas entre si, possibilitando ações conjuntas;
  • Valorização do curso de licenciatura e da profissão docente

Prática qualifica a formação dos futuros professores

Prática qualifica a formação dos futuros professores

Cursos de formação:

  • Reconhecimento do PIBID como um Programa fundamental nos cursos de licenciatura
  • Reestruturação de propostas curriculares
  • Alterações em disciplinas da área de formação didática
  • Inclusão de atividades de produção textual no currículo
  • Valorização das licenciaturas na maioria dos cursos
  • Aumento de motivação dos alunos no curso e “contaminação” dos demais alunos
  • Mudança qualitativa nas aulas com implicações para a formação dos outros alunos
  • “Conhecimento” das outras licenciaturas e propostas de cooperação também foram do âmbito do PIBID

 

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