Pátria Grande do Sul na garupa da Cavalgada Cultural da Costa Doce
Lado a lado as bandeiras do Rio Grande e do Uruguai empunhadas por cavalarianos irmanados pela fé e pelo amor ao povo gaúcho (campeiro de origem espanhola, indígena ou portuguesa, bom cavaleiro e lidador) deram início à 16ª Cavalgada Cultural da Costa Doce.
A caravana reúne homens e mulheres, adultos, jovens e crianças desde Guaíba e encerra no próximo dia 25, na Colônia de Pescadores Z3 em Pelotas.
A missão estará cumprida: as tradições do Rio Grande terão sido divulgadas pelas cidades onde a Cavalgada cumpre seu roteiro: Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, São lourenço do Sul, Turuçu e Pelotas.
Para a equipe da TV Câmara, que acompanhou os vereadores Beto Z3 (PT) e Ricardo Santos (PDT), na abertura do evento, no dia 15 de janeiro, Luísa Garcia e o cinegrafista Júlio de Paula, a Cavalgada foi um “momento especial em nosso dia a dia”, afirmou a repórter. Ela considerou importante o grande número de participantes com menos de 15 anos: um sexto dos cavalarianos eram crianças acompanhadas dos pais.
Documentário sobre a Cavalgada será realizado pela TV Câmara para mostrar a importância do evento na divulgação do Rio Grande, em especial da Região Sul, no incentivo ao turismo e à preservação do meio ambiente. Imagens estão sendo feitas em Cristal e São Lourenço e no encontro final na Colônia Z3.