Diário da Manhã

terça, 24 de dezembro de 2024

Notícias

PATRIMÔNIO CULTURAL : Bens culturais brasileiros em livros e atividades educativas

16 fevereiro
14:05 2022

Ao fim da manhã desta quinta, produtora cultural Fernanda Pereira estará reunida com a prefeita Paula Mascarenhas, para a divulgação dos livros, caderneta e mapa, que integram o projeto “Manifestações Culturais do Brasil” (Quereres Edições). No encontro, a produtora, que também participou da pesquisa, estará doando exemplares do Box com o material. Nas publicações, estão cinquenta bens brasileiros, que compõem o patrimônio cultural imaterial. O projeto foi elaborado com base nos registros do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e Pelotas está representada pela tradição das doceiras. Saiba mais acessando: editoraquereres.com

Escritor Tino Freitas

LIVROS – Além de Fernanda Pereira, a pesquisa também contou com Luiz Prado. Já o autor, Tino Freitas, recebeu o prêmio Jabuti, e publicou vinte títulos. Ele é o escritor dos volumes do projeto infantojuvenil, sendo que o primeiro livro “Um passeio pelo Patrimônio Imaterial Brasileiro”, tem 101 páginas, e o segundo “Uma viagem cultural pelo Brasil Criativo” tem 97. Na obra, os irmãos Ada e Tonico, e o papagaio Mário, realizam uma viagem pelo Brasil. Na Kombi “Catinga”, também estão os pais Coaraci e Núbia. A família percorre o País, numa trama que mistura fantasia e aventuras. Durante a viagem, o grupo vai se deparando com bens imateriais, como a literatura de cordel, samba de roda, frevo, Feira de Caruaru, ofício da paneleiras de goiabeiras. Tino divulga sobre o trabalho: “Em toda ficção, é preciso colocar um pouco de verdade, senão ela não funciona. Então, para contar essa história, quis criar uma família com pai e mãe de culturas distintas, que pudessem circular por todas as regiões do País, com uma certa verossimilhança a outras famílias brasileiras. Mas, o grande desafio, foi colocar cinquenta patrimônios numa só narrativa. E cuidar para que a trama não fosse apenas informativa, mas também ágil e divertida. A minha proposta foi criar uma história em que eu pudesse apresentar esses patrimônios, numa linguagem que aproximasse tudo isso do universo da criança”. Também está sendo divulgada a opção em audiolivro.

CADERNETA de Brincadeiras tem 56 páginas, e opções como Palavras-Cruzadas, Perguntas e Respostas. Os textos são de Graça Ramos, que acrescenta: “Eu criei atividades desafiadoras, com diferentes níveis de dificuldades, mas compatíveis com o que as crianças aprendem na leitura das obras de Tino Freitas. Assim, procurei sempre criar um jogo de identidade e diversidade. Eles vão conhecendo a diversidade cultural brasileira e, ao mesmo tempo, se posicionam em suas comunidades a partir do que é apresentado. A ideia é que se sintam parte desse patrimônio e entendam que podem e devem proteger esses bens”.

EDUCAR – O projeto também contempla um caderno do professor: “Reconhecendo caminhos: propostas pedagógicas para o patrimônio cultural imaterial”. De acordo com a divulgação, a iniciativa pedagógica também conta com videoaulas. A parte educativa foi desenvolvida em parceria com a Unesco, e mais de 25 municípios estão recebendo o material, num total de quatro mil unidades.

(C0G0Y)

Comentários ()

Seções