Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

Patrulha da BM contra abigeato em localidades do interior

18 agosto
09:09 2016

O Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO/Sul) está executando ações de segurança pública com o objetivo de coibir o abigeato, seja através de barreiras ou bloqueios policiais monitorando e controlando os acessos aos principais municípios da Região Sul do Estado.

AÇÃO já apresenta resultados Foto: Divulgação/BM

AÇÃO já apresenta resultados
Foto: Divulgação/BM

A Patrulha Abigeato tem atuado na área do 4º BPM, 6º BPM, 30º BPM e 3º BPAF de quinta a domingo, onde guarnições de policiais militares são deslocadas para municípios do interior do Estado para efetuar o policiamento, auxiliando a combater o abigeato nos locais.

Com a adoção de tais medidas já há uma repercussão positiva, considerando que durante esta semana, já houve prisões de abigeatários. Em Arroio Grande, um homem foi preso por ter sido encontrado no interior do veículo três ovinos carneados. Minutos depois, outro veículo que deslocava pela RS602, ao notar a presença da viatura policial, o motorista abandonou o veículo com seis ovinos carneados dentro do porta malas.

CabeçalhoOPERAÇÃO AVANTE – Cinco pessoas são presas durante Operação Avante. Na terça-feira aconteceu mais ações da “Operação Avante”, desenvolvida por integrantes do Policiamento Comunitário do 4º Batalhão de Polícia Militar, a operação tem por finalidade aumentar a segurança da comunidade, atuando preventivamente e retirando criminosos e armas das ruas, coibindo o cometimento de delitos.

Os policiais militares percorreram diversas áreas da cidade de Pelotas intensificando as abordagens. Cerca 240 pessoas foram abordadas e 18 veículos fiscalizados. Durante a operação cinco pessoas foram presas, foram apreendidas 100g de maconha e munições.

◘ Mineração

Através de atuação conjunta da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e Fepam  foi interditada administrativamente e lacrada as dragas de uma empresa de mineração de areia situadas no Distrito de Passo Novo, em Cerrito, onde foi flagrada a operação de  duas dragas  no Rio Piratini sem possuir licença ambiental. Também foi verificado que os equipamentos estavam operando em desconformidade com normas ambientais, mantendo-se uma distância mínima de 20 metros da vegetação ou barranca do rio.

Além da interdição administrativa as empresas serão responsabilizadas na esfera cível e criminal.  o responsável pelo empreendimento responderá pelo art. 60 da lei 9605/98 com pena de detenção de um a seis meses mais multa.

Desmanche

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) promoveu, na sexta-feira a formatura de 22 servidores no curso de Capacitação Operação Desmanche – Fiscalização dos Desmanches Irregulares, em solenidade na Academia Integrada de Segurança Pública (Acisp). A capacitação envolveu servidores do órgão central, instituições vinculadas e Detran em curso ministrado por meio do Departamento de Ensino e Treinamento da SSP.

A qualificação na Operação Desmanche tem o objetivo de diminuir os índices de furto e roubo de veículos. A operação, que está na sua 18ª edição, aponta uma redução nesse tipo de crime em 10,6% no estado e 10,7% apenas em Porto Alegre. O esforço para desarticular o mercado ilegal de peças clonadas, receptação de veículos e comercialização de peças atingiu a marca de 1.500 toneladas de sucata automotiva apreendida.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções