Diário da Manhã

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Notícias

 Mais recentes

Paula anuncia renovação de dez leitos de UTI Covid

Paula anuncia renovação de dez leitos de UTI Covid
22 fevereiro
08:50 2021

Neste domingo (21), a prefeita Paula Mascarenhas anunciou, durante reunião emergencial virtual da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul), a renovação de dez leitos de UTI para tratamento de casos de Covid-19 na Beneficência Portuguesa, em Pelotas. “Com essa renovação até meados de maio, mantemos os 40 leitos de UTI que Pelotas já possuía. É um alívio, ainda mais nesse momento em que o número de casos e internações está crescendo novamente”, explicou Paula.

A prefeita alertou, no entanto, que o Município precisa garantir recursos para custear essas unidades, pois a verba enviada para o enfrentamento à pandemia se encerra no fim de março. A chefe do Executivo pelotense pediu ao presidente da Azonasul, o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro, para que a entidade encaminhe junto à Famurs uma posição para que os recursos federais sejam mantidos por mais tempo.

Paula confirmou a manutenção das unidades durante a reunião emergencial da Azonasul

Azonasul não recorrerá da bandeira

Os prefeitos da região, no encontro, acertaram que não vão recorrer da classificação da bandeira vermelha do sistema de distanciamento controlado do governo estadual neste momento. No entanto, os gestores também defenderam que a cogestão seja mantida, assegurando, assim, a autonomia das cidades frente à pandemia.

Paula, que apresentou uma análise em gráficos sobre a situação das internações e óbitos por Covid-19 no município, afirmou que a adesão de medidas mais rígidas por todos podem evitar que a situação se agrave. “Pelotas vai seguir as determinações do governo do Estado”, confirmou a prefeita. Ela também sugeriu algumas determinações que poderiam ser aplicadas para reforçar a proibição de funcionamento de atividades não essenciais entre às 22h e às 5h, instituída pelo decreto estadual nº 55.764.

Outra situação relatada pelos prefeitos está na dificuldade de alguns municípios contarem com reforço das forças de segurança pública no combate às aglomerações e festas clandestinas. Nesse sentido, Paula destacou a experiência positiva que Pelotas tem em decorrência das Operações Integradas. A prefeita sugeriu que a Azonasul construa um documento relatando as dificuldades e envie ao Comando Regional de Policiamento Ostensivo Sul (CRPO-Sul), para que tome as medidas necessárias.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções