Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Paula faz live sobre os 100 primeiros dias de governo

14 abril
09:04 2021

Prefeita prestou contas sobre ações realizadas na nova gestão e destacou a vacinação de cerca de 70 mil pessoas contra o coronavírus

 

Durante transmissão de vídeo ao vivo pelas redes sociais, na manhã desta terça-feira (13), a prefeita Paula Mascarenhas fez uma prestação de contas, simbólica, dos 100 primeiros dias do segundo mandato. Durante a live, a chefe do Executivo destacou ações realizadas desde janeiro até agora, entre elas as obras de requalificação de ruas e avenidas da cidade, assim como a imunização de mais de 70 mil pessoas contra o coronavírus.

Paula iniciou o balanço de governo lembrando o momento vivido pelo mundo – a pandemia do coronavírus. Ela destacou a manutenção das ações de enfrentamento iniciadas em 2020, a ampliação dos leitos de UTI Covid – hoje no total de 64 vagas -, além da decisão mais recente: a adesão à flexibilização estadual das atividades não essenciais como forma de dar “fôlego” para a economia.

A vacinação, que já superou o índice de cobertura do Estado, com mais de 16% da população imunizada – mais de 70 mil pessoas -, foi comemorada pela gestora, que enalteceu o trabalho realizado pelas secretarias municipais que participam da ação, assim como pelos voluntários.

“Nosso processo de vacinação é exemplo pela eficiência, agilidade e pelo carinho dos servidores públicos, assim como de dezenas de voluntários, com a população. Esperamos que, no próximo fim de semana, possamos começar a vacinar as pessoas com 60 anos, completando, assim, o grupo dos idosos”, comemorou ao convocar os pelotenses a também se imunizarem contra a gripe – campanha iniciada nesta semana.

Quase saindo do papel

A licitação e assinatura do contrato para execução dos projetos arquitetônicos e completares do Hospital de Pronto Socorro de Pelotas (HPS) também fizeram parte do balanço de governo. Paula salientou a parceria com o governo do Estado para licitar a empresa especializada em projetos hospitalares, além da intenção que as plantas fiquem prontas antes do prazo determinado.

“Nossa intenção é realizar a licitação e começar a obra ainda este ano, para que, quem sabe, em 2022, Pelotas e região tenham o tão sonhado HPS”, disse ao informar que o prédio ocupará o espaço onde, atualmente, funciona o Centro Covid e a Secretaria de Desenvolvimento Rural no prolongamento da avenida Bento Gonçalves.

Uma cidade acolhedora e empreendedora

A prefeita também citou a implantação de projetos voltados à Primeira Infância, a partir dos conceitos da Rede Brasileira Urban 95. Entre as propostas, estão as Rotas Acessíveis e a Centralidade nos Bairros, focadas na qualificação urbanística e na inter-relação dos serviços públicos, com áreas de lazer, espaços em frente as escolas, pontos de ônibus.

“Queremos preparar a cidade para que as crianças possam crescer e se desenvolver de forma integral. Para isso, já temos um projeto-piloto, que vamos começar lá na Bom Jesus e talvez na Duque de Caxias”, adiantou ao destacar, ainda, o planejamento de um projeto de habitação popular customizado para Pelotas, que será apresentado ao governo do Estado.

O início das ações do Programa Bairro Empreendedor, proposta presente no Plano de Governo para estimular a retomada da economia pós-pandemia, também foi lembrado.

“Queremos preparar a cidade para que as crianças possam crescer e se desenvolver de forma integral.” disse a prefeita

Uma nova zeladoria para a cidade

A prefeita apontou o programa Bairro Bem Cuidado como uma ação que mudou o serviço de zeladoria da cidade nos últimos 100 dias. Segundo ela, todas as melhorias que interferem na vida do cidadão, como limpeza de valetas, ensaibramento de ruas, roçado, reposição ou troca de lâmpadas, entre outras, são feitas por uma força-tarefa municipal, com um cronograma individualizado por bairro de forma pioneira.

“A ideia foi unir forças, fazer uma faxina geral, tudo de uma vez só. Iniciamos em janeiro, no Barro Duro, e já passamos pelo Laranjal, Navegantes, Várzea, Porto, Vila Princesa e, agora, chegamos no Sítio Floresta. Tenho ouvido relatos dos bairros que receberam a equipe e pessoas têm elogiado, acreditam que o serviço assim vai durar mais”, afirmou.

O Executivo estuda avaliar e propor melhorias ou mudanças no projeto, após toda a cidade ser beneficiada pelo mutirão.

Obras não pararam

Os 100 dias de governo também foram marcados por obras em ruas e avenidas de Pelotas. Paula lembrou que o investimento na melhoria da infraestrutura viária é resultado não só de recursos do orçamento do Município, mas também de emendas parlamentares e programas de financiamento. Entre as obras citadas pela prefeita, durante a live, estão:

– avenida Pernambuco, Balneário dos Prazeres, Laranjal;

– avenida Espírito Santo, balneário Santo Antônio, Laranjal;

– rua São Borja, balneário Santo Antônio, Laranjal;

– finalização da rua Mário Peiruque, Areal;

– sinalização da Avenida Zeferino Costa, Três Vendas;

– ruas Epitácio Pessoa e Ulysses Batinga, Fragata;

– rua Padre Anchieta – trecho norte, entre as avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira e São Francisco de Paula;

– canteiro central da avenida Duque de Caxias, Fragata; e,

– as ciclovias nas avenidas Leopoldo Brod e Idelfonso Simões Lopes.

Sobre a nova iluminação da Praça Coronel Pedro Osório, a prefeita disse ser “um presente para todos” e o próximo local a modernização será o Laranjal – fonte de geração de emprego e renda por ser um ponto turístico da cidade.

Outras obras e ações

O balanço dos 100 dias da segunda gestão ainda pontuou a continuidade da obra do Theatro Sete Abril, que deve ser concluída ainda neste ano, e a retomada da obra da ETA São Gonçalo.

Paula falou, também, sobre as ações de manutenção das vias, as operações “tapa-buraco” feitas pelas de Obras e Pavimentação (Smop) e de Desenvolvimento Rural (SDR) – essa na Colônia.

“Temos que lembrar, também, a educação, que mantém, mesmo de forma remota, as aulas – os professores estão se desdobrando para atender os alunos. Uma das nossas metas é vacinar os professores, o que irá trazer mais segurança para todos”, afirmou ao enfatizar a intensificação do trabalho realizado pela Assistência Social à população em vulnerabilidade social devido à pandemia, assim como da Cultura em busca de editais para gerar renda aos trabalhadores do setor.

Compromisso e esperança

A prefeita encerrou a conversa virtual com a população com o compromisso de manter, pelos próximos quatro anos, o mesmo empenho dos primeiros 100 dias da sua segunda gestão.

“Vamos seguir trabalhando com a mesma vontade desses 100 dias, ouvindo a Câmara, as entidades, a população, trabalhando muito para vencer essa pandemia e para que possamos retomar as relações sociais, aproveitar os espaços públicos, viver intensamente esta cidade”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções