Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

PAVIMENTAÇÃO : Asfalto ecológico na zona rural de Pelotas

PAVIMENTAÇÃO : Asfalto ecológico na zona rural de Pelotas
14 maio
08:18 2018

Alternativa para impermeabilização das estradas rurais, a fim de melhorar as condições para o tráfego de veículos, inclusive transporte coletivo e caminhões de escoamento da produção, entra na agenda de estudos e testes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Representantes da empresa Dynacal reuniram-se com o secretário Jair Seidel e equipe técnica, nesta semana, para apresentação do asfalto ecológico.

SECRETARIA e empresa discutem utilização do produto estabilizante de solos

SECRETARIA e empresa discutem utilização do produto estabilizante de solos

O produto Dynacal é um aditivo químico de origem orgânica que impermeabiliza o solo, tornando-o estável. Desta forma, garante a capacidade de suporte para o tráfego permanente. Os representantes da empresa enfatizaram que o asfalto ecológico tem grande duração e resistência.

“A SDR pretende fazer um teste a campo para experimentar a nova técnica de pavimentação. Este tipo de pavimento não permite a penetração de água, o que garante durabilidade”, informa o secretário Jair Seidel.

O estabilizante de solos é não-poluente e uma camada do produto passa ao estado sólido, eliminando a formação de buracos, barro nos dias de chuva, e poeira nos períodos de seca – o que acaba reduzindo o custo das operações de manutenção das estradas rurais.

A SDR informa a composição do Dynacal. Trata-se de um composto organometálico alcalino, derivado de hidrocarboneto saturado de cadeia média, apresentando-se na forma de um líquido de cor verde, solúvel em água e de caráter não iônico.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções