Pela Série B, Brasil x Sampaio Corrêa pode ser adiado
Equipes se enfrentariam no domingo, mas grupo maranhense está com muitos atletas infectados
Por: Henrique König
A Série B do Campeonato Brasileiro está correndo por cordas bambas. É o panorama passadas quatro rodadas completas do torneio. Na verdade, incompletas, porque algumas partidas já foram adiadas por conta do novo coronavírus. O Xavante, até aqui, havia realizado os quatro jogos, com três empates e uma derrota. Mas a expectativa por vencer a primeira pode ser novamente adiada, desta vez pelos motivos de saúde. No domingo, 11h, o Brasil receberia o Sampaio Corrêa do Maranhão, no estádio Bento Freitas. Mas a manhã desta sexta-feira (21) pode ser decisiva pelo cancelamento do jogo. O Sampaio tem nove atletas confirmados com covid-19, além de oito suspeitos, que receberão o resultado dos testes no dia de hoje.
Pelo boletim apresentado em São Luís do Maranhão, se os casos suspeitos se confirmem como positivos para o vírus, somando os desfalques de departamento médico por lesões de jogo, a Bolívia Querida teria apenas seis atletas disponíveis para o confronto. Mesmo que os em suspeita não se confirmem, o panorama é de um time titular completamente improvisado e um banco de reservas reduzido.
O Sampaio Corrêa teve adiado o seu jogo da 4ª rodada, quando enfrentaria o Figueirense. A depender do resultado dos testes na manhã desta sexta-feira, a CBF pode anunciar o adiamento também de Brasil contra o Sampaio. Por enquanto, a equipe que mais se prejudicou por conta do surto em seu elenco foi o Sportivo Alagoano, o CSA. Após vencer na primeira rodada, contra o Guarani, o time teve sucessivos casos no elenco, e adiaram seus jogos contra a
Chapecoense e diante do Cuiabá. Na volta a campo, desfalcado, o CSA levou 3×0 do Operário.
Pelo lado do Brasil, além de não querer expor seus atletas a enfrentar um adversário com muitos casos de covid-19 em seu grupo, o adiamento traria tempo para o técnico Hemerson Maria corrigir defeitos xavantes nos treinamentos. Caso seja adiada a partida, o Brasil só voltaria a campo na quinta-feira, 27, contra o Brusque, pela volta da 3ª fase da Copa do Brasil, em Santa Catarina. Para passar de fase, o Rubro-Negro precisa vencer por dois de diferença. Caso vença por um gol, a decisão é levada aos pênaltis.
Quanto ao elenco, Hemerson Maria, que reiterou a solicitação de reforços para o Brasil encarar a Série B, busca regularizar o meia Rafael Silva e o atacante Danilo Gomes, jovens vindos do São Paulo. A novidade na quinta-feira foi a presença de Matheus Oliveira na cidade. Vindo do clube Oeste, ele tem formação nas categorias de base do Santos e soma 22 anos. Mais uma jovem opção como meia-atacante do Rubro-Negro. O lateral-esquerdo Alex Ruan, suspenso, cumprindo punição, ainda não está disponível para assumir a provável titularidade.