Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

Pelotas 202 anos: exposição de arte resgata a história da cidade

08 julho
15:07 2014

A abertura da exposição “Pelotas 202 anos, restauração das pinturas do acervo do Paço Municipal da Prefeitura de Pelotas” marcou o aniversário da cidade comemorado nesta segunda-feira (07/07/2014). O prefeito Eduardo Leite, a vice Paula Mascarenhas e o secretário municipal de Cultura, Giorgio Ronna prestigiaram o primeiro dia da mostra.

A partir de agora, estão disponíveis à visitação de turistas e comunidade em geral oito telas criadas por importantes artistas, dos séculos XIX e XX, de reconhecimento nacional que tiveram relação com a cidade de Pelotas.

As obras ficarão expostas até o final de agosto no Casarão 6, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, 6 Foto: Eduardo Beleske

As obras ficarão expostas até o final de agosto no Casarão 6, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, 6
Foto: Eduardo Beleske

De acordo com Ronna, no Dia do Patrimônio, 16 de agosto, mais dez obras do acervo integrarão a mostra, totalizando 18 quadros. “Antes de voltarem para os gabinetes do Paço Municipal, a comunidade poderá visualizar as obras totalmente recuperadas”.

Eduardo e Paula compareceram ao primeiro da mostra Foto: Eduardo Beleske

Eduardo e Paula compareceram ao primeiro da mostra
Foto: Eduardo Beleske

Telas dos artistas Frederico Trebbi, Leopoldo Gotuzzo, Inah D’Avila Costa, Guilherme Litran, Ângelo Guido, Librindo Ferraz, Nestor Rodrigues Nesmaro, J. Barreiros, Arlinda Nunes, Carlos Alberto Petrucci e E. Casarias passaram por um minucioso trabalho de restauro feito por acadêmicos do curso de Conservação e Restauro, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Durante a visitação o prefeito e a vice ficaram impressionados com o resultado do trabalho de recuperação das obras. Eduardo falou que esta parceria entre prefeitura e Universidade tem benefício duplo. “Ao mesmo tempo em que recupera os quadros de patrimônio do Município, propicia aos estudantes a execução de um trabalho profissional em obras renomadas”, declarou.

Paula agradeceu à professora do Instituto de Ciências Humanas, Andréa Bachettini, coordenadora do projeto, pelo presente entregue à comunidade no dia do aniversário de Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções