Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Pelotas acolhe 1º Festival Internacional de Folclore e Artes Populares

12 setembro
14:31 2013

 

Delegações representantes de nove países da América do Sul  compartilharão um pouco de sua história, sua arte e sua cultura popular através das danças, músicas, trajes e costumes provenientes do folclore de cada lugar de origem, por ocasião do 1º Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas (1º FIFAP), que ocorre na próxima segunda-feira(16). O evento é um encontro cultural de folclore, não competitivo, com dançarinos convidados de companhias de dança folclórica de países sul-americanos.

O festival integra um circuito internacional que envolve também Argentina e Uruguai, e  conta com a promoção internacional da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV, do 9º Encuentro Internacional de Danzas Tradicionales – Uruguay 2013 e de Gustavo Verno Staff.

No Brasil, é promovido pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Campus Pelotas e pela Universidade Federal de Pelotas, com apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura, além de diversos outros apoiadores e parceiros.

Ação de impacto cultural, social, turístico e educativo extremamente relevante, o evento chega a um grande número de pessoas de forma direta, com o espetáculo e oficinas, e de forma indireta, através das diferentes estratégias de promoção e difusão.

O 1º FIFAP apresentará o Espetáculo América Unida, que trará à cena apresentações de danças folclóricas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, compondo um rico mosaico cultural de nosso continente.

Programação

  • 10h30 – 11h15 – Abertura Oficial – Local: Bibliotheca Pública Pelotense
  • 11h15 – 12h30 – Passeio Turístico – Local: Centro Histórico
  • 13h30 – 14h30 – Atividade Educativa na Escola – Local: EEEM Cel. Pedro Osório
  • 14h30 – 15h30 – Conferência de Imprensa – Local: IFSul – Campus Pelotas
  • 16h – 17h – Oficinas de Danças Folclóricas – Locais: IFSul, EEEM Cel Pedro Osório e UFPel
  • 20h30 – 22h30 – Espetáculo América Unida – Local: Auditório do IFSul – Campus Pelotas

Fonte: Coordenação de Comunicação Social/UFPel

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções