Pelotas amplia imunização para idosos de 73 a 70 anos
Vacinação por sistema drive-thru será ampliada a partir de sábado (27). Nesta terça-feira, 1.338 pessoas foram vacinadas no Centro de Eventos da Fenadoce
Com a chegada de mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura de Pelotas amplia, a partir de sábado (27), a imunização para idosos de 73 a 70 anos ou mais. O grupo prioritário receberá a primeira dose da vacina em sistema drive-thru e em prédios de escolas da rede municipal. Nesta terça-feira (23), 1.338 idosos de 74 anos ou mais foram imunizados na vacinação volante.
A ampliação da imunização para idosos de 73 a 70 anos ou mais será realizada em drive-thru, no Centro de Eventos, das 9 às 17h, seguindo o seguinte cronograma:
* sábado (27) – idosos com 73 anos ou mais e serão disponibilizadas 1.700 doses;
* domingo (28) – idosos com 72 anos ou mais e serão disponibilizadas 1.900 doses;
* segunda-feira (29) – idosos com 71 anos ou mais e serão disponibilizadas 2.100 doses; e,
* terça-feira (30) – idosos com 70 anos ou mais e serão disponibilizadas 2.200 doses.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que a vacinação dessas faixas etárias terá continuidade para as pessoas que não conseguiram comparecer ao drive-thru, nos prédios das escolas municipais, nos dias 31 de março e 1º de abril, assim como foi feito em etapas anteriores da imunização.
Idosos vacinados nesta terça-feira
A estudante Ellen Damásio chegou ao Centro de Eventos da Fenadoce por volta das 7h30min desta terça-feira (23). Ela foi a motorista do pai, Adalberto Damásio de 74 anos, que faz parte do grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. No meio da manhã, Adalberto recebeu a prevenção e a espera foi até motivo de brincadeira entre eles. “Conversamos, observamos o comportamento das pessoas, foi até divertido. Tudo muito tranquilo”, disse o idoso.
Adalberto Damásio foi um dos 1.338 idosos com 74 anos ou mais vacinados, nesta terça-feira, em sistema drive-thru, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O trabalho contou com força-tarefa com cerca de 100 pessoas, entre profissionais da saúde, estudantes da área da saúde e agentes de Trânsito, que atuaram para antecipar a coleta dos dados dos vacinados ainda na área externa do Centro de Eventos – local onde os motoristas aguardam o ingresso no pavilhão para a imunização. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, o procedimento garantiu a aplicação da vacina em aproximadamente 200 pessoas a cada hora no período da manhã.
Vacinação de 76 a 74 anos prossegue nas escolas
A partir desta quarta-feira (24), a imunização para pessoas de 76 a 74 anos ou mais passa a ser realizada em prédios das escolas rede municipal, das 10 às 15h.
A vacinação ocorrerá conforme o seguinte calendário:
– quarta-feira (24) – vacinação de idosos de 76 anos ou mais;
– quinta-feira (25) – vacinação de idosos de 75 anos ou mais; e,
– sexta-feira (26) – vacinação de idosos de 74 anos ou mais.
As escolas
* EMEF Balbino Mascarenhas – rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) – 100 doses por dia;
* Colégio Pelotense – rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) – 200 doses por dia;
* EMEF Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) – 200 doses por dia;
* EMEF Ferreira Viana – rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) – 100 doses por dia;
* EMEF Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal) – 200 doses por dia;
* EMEF Francisco Caruccio – rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) – 100 doses por dia; e,
* EMEF Francisco Barreto – rua Triunfo, 2.257 (Laranjal) – 100 doses por dia.
Para receber a primeira dose contra a Covid-19 é necessário apresentar identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.
O que é importante saber antes de se vacinar?
A SMS alerta para os casos que devem apresentar atestado médico na hora de receber o imunizante. São eles:
– portadores de doenças reumáticas imunomediadas;
– pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos; e,
– pessoas que apresentaram reação linfática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes.
Além disso, quem faz uso de imunoglobina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica.
Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.