Pelotas capacita profissionais para vacinar contra o coronavírus
A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) capacita, nesta terça-feira (19), os profissionais de saúde da rede municipal que atuarão na campanha de vacinação contra o coronavírus. A proposta é preparar os trabalhadores para a organização e atendimento da população a ser imunizada contra o vírus causador da Covid-19.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Tamires Furtado, cerca de 120 funcionários da saúde municipal foram divididos em dois grupos para as reuniões virtuais. Participam da capacitação enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem responsáveis pelas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A pauta da capacitação será a organização e a logística da vacinação no Município, com base nas orientações das Notas Técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.
“A capacitação é de extrema importância para passar as técnicas e informações da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 aos profissionais. É, também, uma forma de garantirmos que a população se sinta mais segura durante todo o desenvolvimento da campanha, e os próprios trabalhadores tenham conhecimento e firmeza ao repassar as orientações e também para acalmar os ânimos de quem tanto anseia pela vacina”, frisa Furtado.
Grupos prioritários
Segundo a coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Caroline Hoffmann, conforme o Plano Estadual de Vacinação, a prioridade de imunização, a partir da quantidade de doses enviadas a Pelotas, será a seguinte:
– profissionais da saúde que atuem em setores da linha de frente da Covid-19 (radiologia, UTI, enfermaria, urgência e emergência (UPA e Samu) e UBSs);
– pessoas que morem em Instituições de Longa Permanência (ILP);
– trabalhadores de Instituições de Longa Permanência; e,
– população indígena.