Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Pelotas é a cidade mais segura do Rio Grande do Sul

Pelotas é a cidade mais segura do Rio Grande do Sul
14 agosto
08:48 2023

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde registram Pelotas como a quarta cidade mais segura do Brasil, entre os municípios com mais de 200 mil habitantes, e a primeira do Rio Grande do Sul. A informação repercute, nacionalmente, justamente neste mês, quando o Pacto Pelotas pela Paz completa seis anos de exercício prático, com a participação integrada das forças de segurança.

“É o coroamento de um trabalho coletivo, iniciado há seis anos, de muita integração, baseado em dados científicos, muito focado na prevenção à violência e que tem sido muito importante, para minha gestão em Pelotas, no sentido que inúmeras políticas públicas, sejam de habitação, infância, sejam de oportunidades para os jovens, surgiram da pauta da segurança, mostrando que esse é, efetivamente, o tema intersetorial e extremamente rico. Mais relevante que o reconhecimento ao nosso trabalho, da cidade inteira – Poder Público, instituições de segurança e sociedade em geral -, é o que significa termos chegado no primeiro lugar no Estado e no quarto do país. É a perspectiva de um futuro melhor, porque uma cidade que vive em paz se desenvolve melhor, tem mais possibilidades de educação, saúde, geração de empregos, uma cidade onde as pessoas possam se realizar, ser mais felizes”, pontua a prefeita Paula Mascarenhas.

Para a coordenadora do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, “Este é o resultado de muita dedicação e integração das forças de segurança no município, desde a criação do Pacto, em agosto de 2017, que tem atuado, estrategicamente, para redução dos crimes letais, bem como dos patrimoniais. Tornar e manter Pelotas mais segura, ao longo desses últimos anos, é uma conquista de todas as instituições envolvidas e de todas as políticas setoriais que atuam na prevenção social da violência.”

Os dados do IBGE e do Ministério da Saúde constam no Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado sob responsabilidade da MySide, empresa especializada em serviços e tecnologia, que auxilia na orientação de pessoas quanto ao local onde morar.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções