Pelotas é a segunda maior cidade do interior que mais vacinou
Dados da Secretaria Municipal indicam que 31,7 mil pessoas já tomaram duas doses da vacina
Ao participar da reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores realizada nesta terça-feira, a secretária municipal de Saúde Roberta Paganini Ribeiro revelou que 31.709 moradores da cidade já tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19, o que representa 9,2% do total de 343,1 mil habitantes. Esse número coloca Pelotas como a segunda cidade que mais vacinou entre as dez maiores do interior do estado. A primeira colocação fica com Passo Fundo onde 10,7% da população já recebeu as duas doses.
“O Comitê de Enfrentamento à Pandemia, a secretária e a prefeita sempre colocaram que o principal objetivo nesse período é salvar vidas. Prova disso é o rigoroso cuidado na imunização da população. Não tivemos fura-fila e se a campanha de vacinação não avançou mais é porque depende do Ministério da Saúde para enviar as vacinas”, disse o vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB), presidente da Comissão de Saúde.
A secretária Roberta Ribeiro destacou que apesar da demora na remessa – por parte do governo federal – de novas doses de Coronovac o atraso na aplicação da segunda dose tem sido de 13 dias, o que está abaixo de outras cidades. “Não posso garantir que esse prazo não vá aumentar porque depende do envio de novas doses. A bula do medicamento prevê até 30 dias para aplicar a segunda dose, ou seja, apesar do atraso estamos dentro do preconizado pelo medicamento”, afirmou.
Roberta Ribeiro revelou, ainda, que a ‘xepa’ (sobras de vacina nos frascos) estão sendo usadas para vacinar grupos previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI) como as forças de segurança pública.
PROBLEMAS E RESPOSTAS – Durante as duas horas de reunião a secretária foi questionada por vereadores sobre outras questões relacionadas ao SUS como: falta de médicos nas unidades básicas, fila de espera por leitos de UTI e procedimentos eletivos.
Sobre os médicos disse que o déficit atual de 25 profissionais começa a ser suprido com a contratação de dez profissionais do Mais Médicos. O número poderia ser maior, mas nove vagas destinadas a cidade não tiveram interessados. Os novos contratados começam a ser encaminhados aos postos. Já a fila da espera por leitos de UTI, conforme Roberta Ribeiro parece estabilizada e, atualmente, quatro pessoas aguardam por um leito. Há três semanas a fila chegou a ter 14 pacientes.
Já a suspensão de procedimentos eletivos deve continuar, conforme a secretária, por mais tempo, especialmente daqueles que necessitam de algum tipo de anestesia, em função da falta de medicamentos do tipo no país. “Não temos previsão de retorno dos procedimentos que precisam de anestesia porque não há previsão de normalização. A capacidade de produção dos demais exames e procedimentos estão ligados a necessidade de atendimento da Covid. Quando reduzir o número de leitos Covid haverá o retorno de profissionais para o atendimento dos eletivos e poderemos aumentar a oferta”.
A vacinação nas maiores cidades do interior do RS
Cidade População % de pessoas vacinas com duas doses
Caxias do Sul 504.069 8,6%
Canoas 344.957 7,8%
Pelotas 343.132 9,2%
Santa Maria 280.505 2,0%
Gravataí 279.398 7,2%
Viamão 254.101 7,0%
Novo Hamburgo 246.452 6,9%
São Leopoldo 234.947 6,1%
Rio Grande 210.005 4,8%
Alvorada 209.213 7,3%
Passo Fundo 201.767 10,7%