Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Pelotas encaminha projeto técnico junto ao Governo do Estado para a construção de microaçudes

Pelotas encaminha projeto técnico junto ao Governo do Estado para a construção de microaçudes
12 julho
10:46 2022

A Prefeitura de Pelotas finaliza, nesta semana, o encaminhamento do projeto técnico para a participação no programa Avançar RS nas áreas Agropecuária e Desenvolvimento Rural. A proposta busca a habilitação para a construção de 12 microaçudes para produtores da agricultura familiar da zona rural.

O tema é desenvolvido em parceria com a Emater/RS-Ascar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Município, e será encaminhado à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), dentro do eixo estratégico Irriga+RS na modalidade Açudes. O projeto está orçado em aproximadamente R$ 120 mil e a demanda é resultado dos levantamentos feitos durante o último período de estiagem.

Para o vice-prefeito e secretário interino de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, desde que assumiu o comando da SDR, no começo deste mês, a busca é por manter os trabalhos que estavam em andamento e também avançar com novos projetos. “Esse projeto tem como objetivo apoiar a construção de estruturas de reserva de água, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas, almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes períodos de estiagem que ocorrem na nossa região. Ao beneficiarmos nossa zona rural neste programa, estaremos valorizando a nossa cadeia produtiva e, consequentemente, os agricultores,” apontou.

PRÓXIMAS ETAPAS

O projeto entra na fase de assinatura de convênio a partir da análise do Estado. Tão logo sejam aprovados os 12 planejamentos técnicos, a próxima fase será a licitação para empresas prestadoras de serviços. As propriedades rurais que receberão os microaçudes foram selecionadas pela Emater, com a aprovação, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural de Pelotas (Comder), da lista com os nomes dos produtores da agricultura familiar contemplados. Outras 32 propostas integram uma pauta de espera. A previsão das obras é para o primeiro semestre de 2023, conforme o andamento da licitação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções