Pelotas espera pela chegada de contratos para anunciar outros jogadores
No papel, o grupo está pronto. É desta maneira que a diretoria de futebol do Pelotas define a tarefa de formação do elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Embora já tenha vários jogadores acertados, a segunda-feira não teve anúncio de contratações. “Estamos esperando os contratos chegarem e ir anunciando quem estiver com contrato assinado”, salientou o diretor executivo, Sérgio Ferreira.
O meia-atacante Claytinho, que foi destaque do Esportivo no Gauchão, é um dos que está perto de ser confirmado. O mesmo ocorre com o volante Bruno Renan – revelado nas categorias de base do Grêmio. O centroavante deve ser Soares, que trabalhou com Julinho Camargo no Veranópolis. O vice-presidente Flávio Gastaud admitiu a hipótese de retorno de Paraná e Jovany, mas não os inclui entre as preferências do Pelotas para o Brasileiro.
O atacante Filipinho é outro que teve o retorno cogitado. Até o momento, o Pelotas tem confirmado os goleiros Matheus Cavichioli, Roger Kath e Diego; os zagueiros Pedrão, Edson Borges, Tiago Gasparetto e Turuçu; o volante Felipe Guedes, o meia Jefferson Luis e os jovens da base Miakael, Cleiton, André e Carlos Gato.
O Pelotas espera para esta terça-feira a divulgação da tabela da Série D. A partir daí, com a chegada da comissão técnica, que deve ocorrer até quinta-feira, elaborar a programação de atividades durante a fase de preparação para o campeonato, que começa no dia 27 de julho.
Bate Pronto por Caldenei Gomes
Rodada
Os resultados na última rodada da Segunda Divisão causaram algumas consequências importantes. A primeira delas é a classificação do São Gabriel, que assumiu a liderança do Grupo A, com 10 pontos. Já o Bagé, que perdeu o Ba-Guá, soma apenas um ponto em quatro jogos. Está fora da luta por classificação. Assim restam três vagas e são cinco os concorrentes.
O Farroupilha está em desvantagem na relação com os rivais pela classificação. Tem cinco pontos – dois a menos do que Guarany e Estância Velha e um atrás de Rio Grande e Sapucaiense. O jogo de quarta-feira virou decisão. Ou ganha ou vai em desvantagem para a última rodada, necessitando da vitória contra o Rio Grande, Arthur Lawson, e provavelmente também da combinação de resultados.
…………………………………
Acesso
União Frederiquense, Avenida e Brasil de Farroupilha disputam duas vagas na primeira divisão de 2015. Os dois primeiros fazem a final do segundo turno, com o primeiro jogo em Santa Cruz do Sul e a decisão em Frederico Westphalen. Quem ganhar assegura presença no Gauchão. Quem perder terá a segunda chance no confronto com o Brasil/FAR, que foi o vice-campeão do primeiro turno.
O time de Frederico Westphalen pode colocar a cidade da região Noroeste do estado pela primeira vez na elite do futebol gaúcho. A participação em competição profissional começou em 2011, fazendo sempre bons times, embora a campanha do ano passado não tenha sido animadora. Nesta temporada fez um mau primeiro turno – inclusive, com risco de rebaixamento – para se reabilitar na segunda parte da Divisão de Acesso.
…………………
No topo da tabela
A Dupla Gre-Nal aparece no topo da tabela de classificação do Brasileiro. O Inter ocupa a liderança e ainda invicto na competição (perdeu apenas um jogo neste ano) e o Grêmio é o terceiro colocado. Mas o desempenho na rodada de domingo não foi bom. As dificuldades gremistas são amenizadas com a vitória diante do Fluminense, mas graças fundamentalmente a Marcelo Ghohe . O goleiro fez quatro grandes defesas. Uma delas monumental em cabeçada de Fred, lembrando Banks, da Inglaterra, na Copa de 1970.
O Internacional tem o consolo da liderança, mas não conseguiu vencer uma equipe da zona de rebaixamento. O Criciúma jogou desde o final do primeiro tempo com um jogador a menos. Mas frustração mesmo é a do Corinthians. Derrota para o então lanterna Figueirense na festa de inauguração do Itaquerão.
……………………………………
– Dia 22 de maio, o técnico Rogério Zimmermann completa dois anos de seu retorno ao Brasil. Assumiu um time na segunda divisão, desacreditado, com mais de 30 jogadores no elenco e virtualmente fora da Divisão de Acesso. Quanta diferença se comparado ao Brasil de hoje!
– Os números de Zimmermann, considerando as duas passagens pelo clube, são espetaculares: 242 jogos, com 128 vitórias, 68 empates e 46 derrotas. O ataque marcou 390 gols e a defesa sofreu 183. Números incontestáveis.
– Mais um clube do Brasileiro faz a troca de treinador. Depois do empate por 1 a 1 com a Chapecoense, Miguel Ángel Portugal deixa o comando do Atlético/PR. Ele já estava desgastado pela eliminação da equipe na fase de grupos da Libertadores.