Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Pelotas fará parte de consórcio nacional para compra de vacinas

Pelotas fará parte de consórcio nacional para compra de vacinas
02 março
16:23 2021

Prefeitura encaminhou termo de intenção de participar do consórcio, entre municípios brasileiros, que irá viabilizar a compra de vacinas contra Covid-19

A Prefeitura de Pelotas aderiu ao movimento da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), deflagrado nesta semana, que tem a intenção de constituir um consórcio público para a compra de vacinas contra Covid-19. O Município assinou termo de intenção para fazer parte da iniciativa nacional, que é considerada uma alternativa em caso de problemas com o Programa Nacional de Imunização (PNI). Um projeto de lei deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores para autorizar a participação de Pelotas no consórcio.

A prefeita Paula Mascarenhas explicou que a proposta da FNP é uma demonstração da união dos municípios e confirmou a adesão de Pelotas ao consórcio público, assim que a participação for autorizada por um projeto de lei que será encaminhado à Câmara de Vereadores.

“Vamos aderir para que estejamos aptos, em caso de necessidade, para fazer a aquisição das vacinas. Esperamos não precisar. A gente espera que o governo federal cumpra com o seu papel de coordenador da imunização nacional”, disse Paula.

A ideia da FNP, de criar um consórcio público, surgiu após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que possibilita, aos estados e aos municípios, a compra da vacina contra a Covid-19. De acordo com o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, a iniciativa não irá competir com o governo federal na compra das doses imunizantes.

“Se houver necessidade, o consórcio irá adquirir vacinas que não sejam objeto das negociações do Ministério da Saúde para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19”, esclarece.

Procedimentos para Pelotas participar

O Município já encaminhou o termo de intenção relacionado à participação de Pelotas no consórcio à Frente Nacional de Prefeitos. Após ser aceito o termo, a Prefeitura irá enviar um projeto de lei, elaborado a partir de modelo da FNP, ao Legislativo.

“Se o projeto de lei for aprovado, será permitido que Pelotas faça parte desse consórcio público. Com os municípios brasileiros integrando o consórcio, ele será formalizado e poderá atuar na aquisição das vacinas, bem como em outras questões relacionadas à saúde”, explica Machado, ressaltando que a constituição do consórcio não terá custo aos municípios.

Os imunizantes serão adquiridos com recursos municipais próprios, sendo que a FNP também analisa a possibilidade de doações individuais ou de empresas para formação de um fundo para a compra das vacinas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções