Pelotas fecha 1º trimestre com saldo positivo de mais de 800 vagas de emprego
Último levantamento do Caged mostra que a cidade contratou mais do que demitiu no período, com destaque para o setor de serviços
Pelotas fechou o primeiro trimestre deste ano com uma importante marca de recuperação da economia: o saldo positivo de 813 vagas de emprego formal. Os dados integram o levantamento feito pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última quinta-feira (28), pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O destaque ficou por conta do setor de serviços que deu a maior contribuição: 692 vínculos empregatícios com carteira assinada.
“Muito bom ver nesses números a prova de que Pelotas superou o pior momento da pandemia e começa a retomar seu desenvolvimento”, comemora a prefeita Paula Mascarenhas.
De acordo com o painel do Caged, o saldo é resultado da diferença do número de contratações de 7.637, entre janeiro e março, que superou o de demissões, de 6.824. O total de vínculos formais de emprego no município chega a 60.269 postos. Depois da perda de 182 vagas em janeiro, os meses seguintes registraram uma movimentação positiva: fevereiro com 411 postos e março com 584.
O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação do Município, Gilmar Bazanella, chama atenção para uma recuperação que supera levemente os números do total ou estoque de vagas na cidade, no período anterior à pandemia. Ele ressalta que em janeiro de 2020, a cidade tinha 59.350 postos de trabalho, e hoje Pelotas aparece com 60.269 e tem se mantido acima dos 60 mil postos. “Isso mostra que apesar das oscilações ao longo dos últimos meses, já conseguimos equiparar ao período que antecedeu a pandemia. A tendência é que esses números cresçam durante o inverno, devido a novas contrações no comércio, e também no setor de serviços, que apresenta uma tendência de crescimento com a gastronomia, turismo, hospedagem, setor de inovação e tecnologia”, avaliou Bazanella.
Movimentação por segmento no trimestre
- Serviços – positivo em 692 contratações
- Construção – positivo em 207 contratações
- Indústria – positivo em 46 contratações
- Comércio – negativo em 120 demissões
- Agronegócio – negativo em 12 demissões
Acumulado do 1ª trimestre de 2022
- 7.637 – admissões
- 6.824 – desligamentos
- Saldo positivo de 813 vínculos formais de emprego
- 60.269 – total de vagas no município