Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Pelotas fecha 1º trimestre com saldo positivo de mais de 800 vagas de emprego

Pelotas fecha 1º trimestre com saldo positivo de mais de 800 vagas de emprego
02 maio
09:18 2022

Último levantamento do Caged mostra que a cidade contratou mais do que demitiu no período, com destaque para o setor de serviços

Pelotas fechou o primeiro trimestre deste ano com uma importante marca de recuperação da economia: o saldo positivo de 813 vagas de emprego formal. Os dados integram o levantamento feito pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última quinta-feira (28), pelo Ministério do Trabalho e Previdência. O destaque ficou por conta do setor de serviços que deu a maior contribuição: 692 vínculos empregatícios com carteira assinada.

“Muito bom ver nesses números a prova de que Pelotas superou o pior momento da pandemia e começa a retomar seu desenvolvimento”, comemora a prefeita Paula Mascarenhas.

De acordo com o painel do Caged, o saldo é resultado da diferença do número de contratações de 7.637, entre janeiro e março, que superou o de demissões, de 6.824. O total de vínculos formais de emprego no município chega a 60.269 postos. Depois da perda de 182 vagas em janeiro, os meses seguintes registraram uma movimentação positiva: fevereiro com 411 postos e março com 584.

Gilmar Bazanella

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação do Município, Gilmar Bazanella, chama atenção para uma recuperação que supera levemente os números do total ou estoque de vagas na cidade, no período anterior à pandemia. Ele ressalta que em janeiro de 2020, a cidade tinha 59.350 postos de trabalho, e hoje Pelotas aparece com 60.269 e tem se mantido acima dos 60 mil postos. “Isso mostra que apesar das oscilações ao longo dos últimos meses, já conseguimos equiparar ao período que antecedeu a pandemia. A tendência é que esses números cresçam durante o inverno, devido a novas contrações no comércio, e também no setor de serviços, que apresenta uma tendência de crescimento com a gastronomia, turismo, hospedagem, setor de inovação e tecnologia”, avaliou Bazanella.

Movimentação por  segmento no trimestre

  • Serviços –  positivo em 692 contratações
  • Construção – positivo em 207 contratações
  • Indústria – positivo em 46 contratações
  • Comércio – negativo em 120 demissões
  • Agronegócio – negativo em 12 demissões

Acumulado do 1ª trimestre de 2022

  • 7.637 – admissões
  • 6.824 – desligamentos
  • Saldo positivo de 813 vínculos formais de emprego
  • 60.269 – total de vagas no município

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções