Pelotas já aplicou mais de 55 mil doses de vacina
Nesta quinta-feira (8), 2.802 idosos foram imunizados, somando a vacinação no drive-thru e nas escolas selecionadas. As aplicações continuam na sexta-feira (9) nas escolas municipais
Dados do Departamento de Informática do SUS (Formsus), registrados até as 17h desta quinta-feira (8), mostram que Pelotas já aplicou 55.287 doses da vacina contra o coronavírus. Desse total, 44.766 pessoas receberam a primeira dose do imunizante, enquanto 10.521 cidadãos foram beneficiados com a segunda dose. Isso demonstra que mais de 13% da população iniciou o processo de imunização.
Dando prosseguimento às aplicações, nesta quinta-feira, 2.802 pessoas foram vacinadas na cidade. No total, 2.076 idosos de 63 anos ou mais compareceram aos pavilhões do Centro de Eventos da Fenadoce e receberam a dose aplicada pelos profissionais de saúde. Simultaneamente, 726 pessoas com, pelo menos, 66 anos, também receberam a Coronavac em uma das sete escolas escolhidas como pontos da campanha.
A imunização continua
Idosos de 65 anos ou mais poderão procurar uma das sete escolas selecionadas, nesta sexta-feira (9), para se imunizar contra o coronavírus. Estarão disponíveis mil doses, divididas entre os locais abaixo, das 10 às 15h.
Saiba onde ir e quantas doses serão disponibilizadas
– EMEF Balbino Mascarenhas – rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) – 100 doses por dia
– Colégio Pelotense – rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) – 200 doses por dia
– EMEF Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) – 200 doses por dia
– EMEF Ferreira Viana – rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) – 100 doses por dia
– EMEF Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal) – 200 doses por dia
– EMEF Francisco Caruccio – rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) – 100 doses por dia
– EMEF Francisco Barreto – rua Triunfo, 2.257 (Laranjal) – 100 doses por dia
Na segunda-feira (12), pessoas com 64 anos completos também poderão procurar a proteção nas escolas municipais. Na terça-feira (13), cidadãos a partir dos 63 poderão ser vacinados.
Não esqueça a documentação
Em todos os lugares onde estão ocorrendo a vacinação, é necessário que os beneficiados compareçam munidos de identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência para apresentá-los na hora da aplicação da vacina.
Outro documento necessário é o atestado médico, para os seguintes casos:
– portadores de doenças reumáticas imunomediadas;
– pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos;
– pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes.
Além disso, quem faz uso de imunoglobulina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.
Se puder, leve o formulário preenchido
Está disponível para download, no hotsite do coronavírus, o formulário de vacinação, que pode ser levado previamente preenchido a um dos pontos de aplicação do imunizante.
Quem optar por levar o documento precisa responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. É importante ressaltar que não se trata de uma obrigação, mas uma forma que o poder público encontrou para agilizar o processo de vacinação.
Cuide-se e ajude o próximo
A arrecadação de alimentos não-perecíveis (como arroz, feijão, massa e outros), além de leite e produtos de higiene e limpeza, prossegue nos dias de imunização. As doações serão entregues à Secretaria de Assistência Social (SAS) e destinadas a famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras.