Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Pelotas já aplicou mais de 55 mil doses de vacina

Pelotas já aplicou mais de 55 mil doses de vacina
09 abril
08:43 2021

Nesta quinta-feira (8), 2.802 idosos foram imunizados, somando a vacinação no drive-thru e nas escolas selecionadas. As aplicações continuam na sexta-feira (9) nas escolas municipais

Dados do Departamento de Informática do SUS (Formsus), registrados até as 17h desta quinta-feira (8), mostram que Pelotas já aplicou 55.287 doses da vacina contra o coronavírus. Desse total, 44.766 pessoas receberam a primeira dose do imunizante, enquanto 10.521 cidadãos foram beneficiados com a segunda dose. Isso demonstra que mais de 13% da população iniciou o processo de imunização.

Dando prosseguimento às aplicações, nesta quinta-feira, 2.802 pessoas foram vacinadas na cidade. No total, 2.076 idosos de 63 anos ou mais compareceram aos pavilhões do Centro de Eventos da Fenadoce e receberam a dose aplicada pelos profissionais de saúde. Simultaneamente, 726 pessoas com, pelo menos, 66 anos, também receberam a Coronavac em uma das sete escolas escolhidas como pontos da campanha.

A imunização continua

Idosos de 65 anos ou mais poderão procurar uma das sete escolas selecionadas, nesta sexta-feira (9), para se imunizar contra o coronavírus. Estarão disponíveis mil doses, divididas entre os locais abaixo, das 10 às 15h.

Saiba onde ir e quantas doses serão disponibilizadas

– EMEF Balbino Mascarenhas – rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes) – 100 doses por dia

– Colégio Pelotense – rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro) – 200 doses por dia

– EMEF Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas) – 200 doses por dia

– EMEF Ferreira Viana – rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo) – 100 doses por dia

– EMEF Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal) – 200 doses por dia

– EMEF Francisco Caruccio – rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas) – 100 doses por dia

– EMEF Francisco Barreto – rua Triunfo, 2.257 (Laranjal) – 100 doses por dia

Na segunda-feira (12), pessoas com 64 anos completos também poderão procurar a proteção nas escolas municipais. Na terça-feira (13), cidadãos a partir dos 63 poderão ser vacinados.

Não esqueça a documentação

Em todos os lugares onde estão ocorrendo a vacinação, é necessário que os beneficiados compareçam munidos de identidade, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência para apresentá-los na hora da aplicação da vacina.

Outro documento necessário é o atestado médico, para os seguintes casos:

– portadores de doenças reumáticas imunomediadas;

– pacientes oncológicos, transplantados ou demais casos de imunossuprimidos;

– pessoas que apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 ou a qualquer componente dos imunizantes.

Além disso, quem faz uso de imunoglobulina humana deve se vacinar com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e o imunizante, a fim de evitar que ocorra interferência na resposta imunológica. Não devem ser vacinadas as pessoas que apresentarem sintomas gripais ou demais doenças febris nas últimas quatro semanas.

Se puder, leve o formulário preenchido

Está disponível para download, no hotsite do coronavírus, o formulário de vacinação, que pode ser levado previamente preenchido a um dos pontos de aplicação do imunizante.

Quem optar por levar o documento precisa responder às questões que se encontram nas caixas com a indicação “preenchimento em letra de forma pelo paciente”. É importante ressaltar que não se trata de uma obrigação, mas uma forma que o poder público encontrou para agilizar o processo de vacinação.

Cuide-se e ajude o próximo

A arrecadação de alimentos não-perecíveis (como arroz, feijão, massa e outros), além de leite e produtos de higiene e limpeza, prossegue nos dias de imunização. As doações serão entregues à Secretaria de Assistência Social (SAS) e destinadas a famílias em vulnerabilidade social ou que estejam enfrentando dificuldades financeiras.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções