Diário da Manhã

sexta, 22 de novembro de 2024

Notícias

Pelotas lançará 4ª Festa Municipal do Morango na 45ª Expointer

Pelotas lançará 4ª Festa Municipal do Morango na 45ª Expointer
25 agosto
09:11 2022

Evento está programado para terça-feira (30), às 16h, junto às instalações da Emater em Esteio

A 45ª Expointer, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, registrará, na terça-feira (30), às 16h, o lançamento oficial da 4ª Festa Municipal do Morango de Pelotas, junto às instalações da Emater. O evento deverá ser prestigiado por autoridades e público de diversas localidades.

A Prefeitura de Pelotas, juntamente com apoiadores e produtores, prepara a recepção com a rainha da Festa do Morango, Jennifer Stocker Milech, e a princesa July Bender.

As soberanas terão a missão de divulgar a cultura da fruta no município, distribuir material promocional, oferecer produtos coloniais da zona rural pelotense, disponibilizados por agroindústrias e agricultores locais, além de delícias que levam morangos na receita, promover e convidar os presentes para a 4ª edição da Festa Municipal, que será realizada nos dias 12 e 13 de novembro, no parque Stone Land, 5º distrito, Cascata.

“Lançar a Festa do Morango na Expointer, em meio ao público e autoridades do agronegócio, é atingir grande alcance de projeção para o evento pelotense. Queremos confirmar para todos a extraordinária qualidade da nossa fruta, além de consolidar o lugar de destaque que Pelotas ocupa em relação à produtividade no Estado. O município deu um salto do 12º para o 4º lugar em produção dos morangueiros”, salienta o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.

PREPARATIVOS PARA A FESTA

A 4ª Festa Municipal do Morango transcorrerá sob organização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com participação e apoio do parque Stone Land, Emater, Embrapa e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas.

A programação está em preparativos, incluindo diversas atrações, como estandes de agroindústrias e de produtos coloniais, farta gastronomia, venda direta de morango e de itens preparados com a fruta, artesanato produzido na própria zona rural, além de variedades tradicionais da colônia.

Durante dois anos, devido às restrições sanitárias decorrentes da Covid-19, a Festa não foi realizada. Para este ano, a expectativa dos organizadores, apoiadores e produtores é que milhares de pessoas de Pelotas, região, Estado e de outras localidades prestigiem o evento. “É uma grande oportunidade para aproximar o campo e a cidade. Quem tem uma rotina estritamente urbana poderá desfrutar de momentos ao ar livre, em meio a atrações e diversão, conhecendo nossas produções genuínas da zona rural, seja saboreando um item da culinária colonial, seja apreciando uma peça de artesanato, seja simplesmente desfrutando do descanso no ambiente”, observa Idemar.

A rainha Jennifer e a princesa July, ambas filhas de produtores de morango, estão preparadas para receber os visitantes. Pelotas produz morango em 40,5 hectares, com 170 famílias envolvidas, das quais 85 praticam a técnica do cultivo fora do solo.

Os mercados são locais e regionais e, anualmente, é promovida a Feira Municipal do Morango, com venda direta do produtor ao consumidor em bancas instaladas no Centro e em bairros.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções