Pelotas lançará 4ª Festa Municipal do Morango na 45ª Expointer
Evento está programado para terça-feira (30), às 16h, junto às instalações da Emater em Esteio
A 45ª Expointer, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, registrará, na terça-feira (30), às 16h, o lançamento oficial da 4ª Festa Municipal do Morango de Pelotas, junto às instalações da Emater. O evento deverá ser prestigiado por autoridades e público de diversas localidades.
As soberanas terão a missão de divulgar a cultura da fruta no município, distribuir material promocional, oferecer produtos coloniais da zona rural pelotense, disponibilizados por agroindústrias e agricultores locais, além de delícias que levam morangos na receita, promover e convidar os presentes para a 4ª edição da Festa Municipal, que será realizada nos dias 12 e 13 de novembro, no parque Stone Land, 5º distrito, Cascata.
“Lançar a Festa do Morango na Expointer, em meio ao público e autoridades do agronegócio, é atingir grande alcance de projeção para o evento pelotense. Queremos confirmar para todos a extraordinária qualidade da nossa fruta, além de consolidar o lugar de destaque que Pelotas ocupa em relação à produtividade no Estado. O município deu um salto do 12º para o 4º lugar em produção dos morangueiros”, salienta o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.
PREPARATIVOS PARA A FESTA
A 4ª Festa Municipal do Morango transcorrerá sob organização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com participação e apoio do parque Stone Land, Emater, Embrapa e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas.
A programação está em preparativos, incluindo diversas atrações, como estandes de agroindústrias e de produtos coloniais, farta gastronomia, venda direta de morango e de itens preparados com a fruta, artesanato produzido na própria zona rural, além de variedades tradicionais da colônia.
Durante dois anos, devido às restrições sanitárias decorrentes da Covid-19, a Festa não foi realizada. Para este ano, a expectativa dos organizadores, apoiadores e produtores é que milhares de pessoas de Pelotas, região, Estado e de outras localidades prestigiem o evento. “É uma grande oportunidade para aproximar o campo e a cidade. Quem tem uma rotina estritamente urbana poderá desfrutar de momentos ao ar livre, em meio a atrações e diversão, conhecendo nossas produções genuínas da zona rural, seja saboreando um item da culinária colonial, seja apreciando uma peça de artesanato, seja simplesmente desfrutando do descanso no ambiente”, observa Idemar.
A rainha Jennifer e a princesa July, ambas filhas de produtores de morango, estão preparadas para receber os visitantes. Pelotas produz morango em 40,5 hectares, com 170 famílias envolvidas, das quais 85 praticam a técnica do cultivo fora do solo.
Os mercados são locais e regionais e, anualmente, é promovida a Feira Municipal do Morango, com venda direta do produtor ao consumidor em bancas instaladas no Centro e em bairros.