Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Pelotas não aplicou vacinas com prazo de validade vencido

Pelotas não aplicou vacinas com prazo de validade vencido
05 julho
09:24 2021

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que durante o processo de vacinação contra o coronavírus em Pelotas, iniciado em 19 de janeiro deste ano, não foram aplicadas vacinas fora do prazo de validade. A Vigilância Epidemiológica faz um rígido acompanhamento das datas dos lotes que são enviados pelo Ministério da Saúde ao Estado e, posteriormente, ao município, com o objetivo de evitar esse tipo de situação.

A SMS informou que o lote 4120Z005 com vacinas da Astrazeneca, e vencimento em 14 de abril, que consta nos registros do governo federal, chegou à cidade no final de janeiro, sendo totalmente utilizado durante o mês de fevereiro, antes do prazo final estipulado pelo fabricante.

“Foram lotes que vieram com um prazo muito curto. Alguns municípios não devem ter percebido e acabaram usando depois do vencimento. Em Pelotas nós tivemos esse cuidado e usamos dentro do prazo de validade”, explicou a secretária de Saúde, Roberta Paganini.

Sendo assim, nenhuma dose de imunizante vencido foi utilizada em Pelotas, assim como o município também não consta na lista divulgada em denúncia feita por um veículo jornalístico.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções