Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Pelotas no mapa do jazz

28 abril
09:33 2016

Pelo segundo ano seguido a cidade é uma das oito cidades brasileiras que estará no mapa mundi do jazz

Dia 30 de abril, sábado, no Largo do Mercado, pelo menos sete atrações estão confirmadas para celebrar o Dia Internacional do Jazz – data escolhida pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em novembro de 2011 para imortalizar o gênero consagrado por gênios como John Coltrane e Miles Davis. Dizzi Gillespie e Chet Baker. Thelonius Monk e todos os Marsalis. A lista é grande. Não cabe aqui.

Vai valer a pena sair de casa. Tal como em 2015, a ideia é reunir quem faz música e vive dela em Pelotas. Gente como o Satolep Jazz e o Clube do Jazz, que prometem estar juntos no palco para mandar ver standarts, versões “inusitadas” da música brasileira e internacional, além de composições próprias.

E ainda tem Vicente Pimenteiro, Organic in Groove e Serginho da Vassoura. Jazz, pode perguntar o mais purista. “Tem que esticar a corda, não dá para colocar barreiras˜, justifica Gustavo Barbosa, baixista da Satolep Jazz, idealizador e agitador de toda a correria. Ele continua: “Jazz não é só New Orleans. Jazz é a expressão da música, de música boa – e é nisso que a gente batalha, o Dia do Jazz é um jeito de criar a cultura de escutar música boa, não dá para esperar isso da mídia.”

International JazzMas não são apenas músicos de Pelotas que reforçam este movimento. Rio Grande comparece com o jazz da Kiai e o blues com pitadas jazísticas da Root ’n blues. O time de atrações se completa com o saxofonista Claudio Sander, Prêmio Açorianos de melhor CD de música instrumental de 2005 (Gato & Sapato). O instrumentista estará em Pelotas já na sexta-feira para a festa de abertura do Dia Internacional do Jazz no Diabluras, onde os trabalhos do evento serão abertos pela Satolep Jazz.

Durante os shows está prevista no Largo do Mercado a volta da revista Gente Boa, sete anos após a última edição.

DATA

Em 2016 será a quinta edição do Dia Internacional do Jazz ou International Jazz Day, como sugere a Unesco. A data foi criada devido ao “papel diplomático do jazz em unir as pessoas ao redor do mundo”. Este ano, a capital norte-americana Washington sucede Paris como a cidade sede do evento. Antes vieram Osaka (Japão) em 2014, Istambul (Turquia), em 2013 e New Orleans (EUA) em 2012.

SERVIÇO

O que: Dia Internacional do Jazz

Quando: sábado (30), a partir das 16h

Onde: Largo do Mercado, em Pelotas

Quem: Vicente Pimentero, Organic in Groove, Serginho da Vassoura, Satolep Jazz+Clube do Jazz e convidados, banda Kiai (Rio Grande) e Root `n Blues (Rio Grande)

Mais
O que: Festa de abertura do Dia Internacional do Jazz

Onde: Diabluras Gastronômicas

Quando: sexta-feira (29), a partir das 21h
Quem: Satolep Jazz e saxofonista Claudio Sander

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções