Pelotas participa de reunião do Fórum de Agricultura Familiar
Nesta semana, novos debates sobre a área primária foram realizados no encontro virtual do Fórum de Agricultura Familiar. Pelotas, suplente da coordenação, participou por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Entre os temas, o histórico do Fórum, a apresentação do projeto Inovasocial e o depoimento de agricultores.
O Fórum tem a participação de 23 municípios da região e é um espaço de discussões e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável do território rural Sul do Rio Grande do Sul. Diversas entidades e organizações da sociedade civil e dos poderes públicos municipal, estadual e federal, representativas da agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, pesca artesanal e movimentos sociais compõem o órgão.
“Apesar do momento de dificuldades, como o distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus, o Fórum continua com sua programação e se constitui, cada vez mais, num organismo importante para a agricultura familiar, por ser um instrumento de debates, refletindo nos contextos econômico e social”, observa o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
OBJETIVOS
O Fórum tem como objetivos promover soluções conjuntas, a partir da realidade local, para implementar o desenvolvimento sustentável do território; apoiar políticas públicas estruturantes para a agricultura familiar; e encaminhar as propostas discutidas e aprovadas às esferas competentes.
Para o secretário Jair Seidel, o órgão transcende a agricultura familiar, por envolver todos os segmentos vinculados à cadeia produtiva e ao agronegócio.
Palestraram o professor e coordenador de Extensão e Desenvolvimento Social da Universidade Federal de Pelotas, Felipe Herrman; a analista na Estação Experimental Cascata/Embrapa Clima Temperado, Rosângela Costa Alves; e o pesquisador na Estação Experimental Cascata/Embrapa Clima Temperado, Gilberto Beviláqua; e agricultores.