Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Pelotas penalizado pelo episódio dos cânticos no Bra-Pel

14 agosto
09:23 2020

No Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, o Pelotas foi penalizado em multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) na audição realizada nesta quinta-feira (13). O placar foi de cinco votos em favor dessa punição. O Lobo escapou do primeiro parágrafo, mas foi enquadrado no segundo do Artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que embasou a acusação por conta dos cânticos racistas emitidos pelo sistema de som instalado na Boca do Lobo, durante o clássico Bra-Pel 364, o primeiro sem público na história.

Enquanto isso, jogadores passam por semana de treinos. Volante Itaqui foi apresentado oficialmente Foto: Tales Leal / EC Pelotas

Enquanto isso, jogadores passam por semana de treinos. Volante Itaqui foi apresentado oficialmente
Foto: Tales Leal / EC Pelotas

Na ocasião, o Pelotas, por não contar com a torcida nas arquibancadas, instalou um sistema de som com músicas para ambientar a Boca do Lobo. Mas houve a percepção de músicas com a palavra “macaco” para hostilizar o adversário, o Brasil. A acusação foi feita e julgada, resultando na multa de cinco mil reais aos cofres do Áureo-Cerúleo. Outras possíveis punições, como perda de pontos no Campeonato Gaúcho ou perda de mandos de campo, foram descartadas na audiência.

O episódio evidencia que os clubes precisam coibir práticas criminosas, como o racismo e a homofobia, nas suas torcidas. A torcida organizada UPP, que cantava as canções no passado, garante que houve a mudança de postura, substituindo os termos hostis por outros. Situação semelhante se observa na Geral do Grêmio, em Porto Alegre.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções