Pelotas realiza audiência crioula e julgamento em versos
Vestindo pilcha e usando linguagem e cenários gaúchos, servidores, estagiários, voluntários, magistrado, advogados, partes e testemunhas da Comarca de Pelotas, prestaram homenagem à Semana Farroupilha com a realização de Audiência Crioula.
A atividade, que constitui a terceira Audiência Crioula realizada na Comarca de Pelotas, aconteceu na quinta-feira, 15 de setembro, no Centro de Tradições Gaúchas Os Farrapos.
Em cenário típico e nas dependências de Centro de Tradições Gaúchas, foi instruído e julgado o processo de retificação de registro civil n.º n.º 022/1.16.0010064-1, em tramitação na Vara da Direção do Foro da Comarca de Pelotas, tendo como autora Yasmim da Rosa Ineu, representada pelo advogado Ivan Machado Ineu. O Ministério Público também atuou na audiência na pessoa da Promotora de Justiça Rosely de Azevedo Lopes.
Com manifestações em versos gaúchos, o Advogado, a Promotora de Justiça e o Juiz de Direito encaminharam suas manifestações e o julgamento.
De acordo com o magistrado Marcelo Malizia Cabral, que presidiu a audiência crioula, o objetivo da ação é aproximar do Poder Judiciário da comunidade e prestar homenagem à cultura gaúcha.
“Com esses eventos também podemos mostrar à comunidade como se realiza uma audiência e como se dá o julgamento de um processo, destacando o caráter público dos atos realizados pelo Poder Judiciário”, comentou o juiz.
PRESENÇAS – A audiência foi presidida pelo magistrado Marcelo Malizia Cabral, Diretor do Foro da Comarca de Pelotas e prestigiada pela Coordenadora da 26ª Região do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Hilda Maria Heinen, pelo Patrão do Centro de Tradições Gaúchas Os Farrapos, Celso de Alencar Santos de Moura, pela Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Pelotas, também representando a Presidência Estadual, Paula Grill Silva Pereira, pelo vereador Marcos Ferreira, representando a Presidência da Câmara de Vereadores de Pelotas, pelo Procurador-Geral do Município de Pelotas, Fábio Machado, representando o Prefeito Municipal, pelos Coordenadores do Curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Pelotas, Márcia Antunes e Henrique Boabaid, pelos Juízes de Direito Denise Dias Freire, Luis Antônio Saud Teles, Mauro Peil Martins e Michele Soares Wouters, bem como por advogados, tradicionalistas, servidores e colaboradores do Poder Judiciário.
HOMENAGENS – Ao fim da audiência, foram homenageados o Advogado da autora, a Promotora de Justiça que atuou na audiência, a Coordenadora Regional do MTG, o Patrão do CTG, os Juízes de Direito que prestigiaram a solenidade, o poeta e os músicos que acompanharam a leitura da sentença, que receberam pinturas em tela representativas do gaúcho, com inscrição referente à audiência crioula.
AUDIÊNCIAS CRIOULAS – A realização de audiências crioulas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul já constitui tradição de mais de uma década e nesse período diversos magistrados já presidiram audiências em cenários típicos gaúchos nos Municípios de Amaral Ferrador, Caiçara, Camaquã, Capão do Leão, Carazinho, Cerrito, Encruzilhada do Sul, Estrela, Frederico Westphalen, Gaurama, Ijuí, Muçum, Santana do Livramento, Taquaraçu do Sul, Viadutos, Vicente Dutra.