Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

Pelotas receberá Ronda da Cidadania no próximo sábado

18 maio
09:14 2016

Os moradores dos  Loteamento Ceval, Caatinga, Pântano e Barão de Mauá, terão oportunidade de realizar documentação, receber atendimento nas áreas de saúde, social e jurídica, utilizar serviços de corte de cabelo, dentre dezenas de outros atendimentos no próximo sábado, 21 de maio, na 49ª edição do Projeto Ronda da Cidadania.

A Ronda da Cidadania será realizada das 9h às 12h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus, rua Padre Anchieta, 812, Pelotas, RS.

SOBRE A RONDA DA CIDADANIA – As Rondas da Cidadania consistem em feiras de serviços de utilidade pública, levando informação, documentação e atendimento a toda a comunidade, gratuitamente.

Ronda da CidadaniaDe acordo com o coordenador do Projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral, “o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul está preocupado com a dignidade do ser humano; de mãos dadas com a sociedade, temos muito a fazer e esta é uma pequena demonstração daquilo se pode construir com trabalho, parceria e dedicação”.

As comunidades selecionadas para atendimento recebem, gratuitamente, serviços e informações nas áreas de documentação, saúde, educação, lazer, esportes, cultura, assistência jurídica e social.

Projeto Pai Presente – Nesta edição do projeto, o CEJUSC da Comarca de Pelotas, em parceria com o Projeto Ronda da Cidadania, estará realizando o projeto Pai Presente.

Destinado ao resgate da responsabilidade paterna na criação dos filhos, o projeto do Conselho Nacional de Justiça e da Corregedoria-Geral da Justiça destina-se à identificação de pais de pessoas registradas unicamente em nome da mãe.

Os interessados em buscar a presença paterna em seu registro de nascimento poderão, a partir de agora, comparecer às Rondas da Cidadania portando seus documentos e a indicação do nome e do paradeiro do suposto pai, dando início à busca do reconhecimento espontâneo da paternidade ou mesmo este pode ocorrer com a presença do pai à Ronda.

Caso o apontado pai não realize o reconhecimento da paternidade espontaneamente, os interessados serão encaminhados, em caso de necessidade, a serviços gratuitos de assistência jurídica disponíveis ou à Defensoria Pública.

HISTÓRICO – Iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com diversas instituições do Estado, o Projeto Ronda da Cidadania encontra-se em seu 15.º ano de atividades na Comarca de Pelotas. Neste período, foram realizadas 48 edições do evento, prestando-se atendimento a 62.744 pessoas e realizaram-se 847 casamentos em 22 cerimônias coletivas.

CONTATO – Mais informações sobre o Projeto Ronda da Cidadania podem ser obtidas no Foro da Comarca de Pelotas, de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h, na Avenida Ferreira Viana, n.º 1134, sala 706, 7.º andar, telefone 53-32794900, ramal 1735, e-mail [email protected],  ou em seu blog rondadacidadania.blogspot.com.br

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções